Databricks e AWS ampliam parceria em IA generativa
Os chips Trainium da AWS estão sendo usados pela Databricks para processar recursos de treinamento e serviços do modelo Mosaic AI. O objetivo é oferecer aos clientes conjuntos baseados no Mosaic para pré-treinar, ajustar, aumentar e servir grandes modelos de linguagem (LLMs) com dados privados.
A parceria entre a Databricks e a AWS abrange também integrações no AWS Marketplace. Os resultados da parceria serão apresentados durante o re:Invent 2024, evento anual da AWS que começou nessa segunda-feira (2) em Las Vegas, nos Estados Unidos – e que o IT Forum está cobrindo in loco.
Leia também: IT Forum e Itaqui divulgam calendário de eventos de 2025
“A IA generativa está totalmente ligada a como os dados de uma empresa serão sua vantagem competitiva. A parceria entre Databricks e a AWS nos permite fornecer escala e custo-benefício às empresas para que possam levar seus próprios aplicativos de IA generativa ao mercado rapidamente”, explica em comunicado Marcos Grilanda, vice-presidente e gerente geral da Databricks para a América Latina.
O Mosaic AI Model Serving foi projetado, segundo a fabricante, para oferecer suporte a vários provedores de modelos, incluindo modelos disponíveis via Amazon Bedrock. Os clientes também podem escalar o treinamento usando chips Trainium.
O acordo entre as companhias é um novo passado de parceria antiga entre Databricks e AWS. Os negócios conjuntos já ultrapassaram uma taxa de execução de US$ 1 bilhão, dizem, em parte pelo AWS Marketplace, onde o valor total do contrato dobrou em uma base anualizada nos últimos dois anos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!