Dell está testando rede 5G privada em sua fábrica de Hortolândia (SP)

A Dell está testando a implementação de uma rede 5G privada em sua fábrica de computadores em Hortolândia, no interior de São Paulo. O parceiro de telecomunicações da companhia no projeto é a Embratel.

“Será um showcase para ambas empresas, e para outros parceiros que fazem parte do ecossistema”, disse Diego Puerta, gerente geral da Dell Brasil, durante conversa com a imprensa brasileira no Dell Technologies World, evento que acontece nesta semana em Las Vegas.

Segundo o executivo, a decisão de usar a fábrica como vitrine de um projeto 5G tem relação com a relevância da planta no contato entre a Dell e seus clientes no país. O local é considerado uma “grande ferramenta de vendas” para a Dell, que frequentemente promove visitas e reuniões com clientes por lá.

Leia mais: Dell expande plataforma APEX e busca se tornar grande orquestradora multi-cloud

“O que a gente vai fazer com o 5G é ampliar o portfólio de possibilidades e soluções que [os clientes] vão ver in loco na fábrica”, elaborou Puerta.

A expectativa é que o projeto também traga ganhos de produtividade para a planta. Hoje, a fábrica da Dell em Hortolândia não trabalha com estoques – sua produção é feita sob demanda –, mas o potencial de ganho de eficiência na fabricação de produtos é uma das metas. “Toda a agilidade que o 5G e edge vão trazer vai ser fundamental para nossa eficiência”, afirmou Puerta.

Ainda de acordo com o executivo, a Dell espera ter clientes visitando a planta para conhecer o projeto 5G ainda neste ano.

*o repórter do IT Forum está em Las Vegas a convite da Dell Technologies

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!