Dell expande plataforma APEX e busca se tornar grande orquestradora multi-cloud

Durante a abertura do Dell Technologies World (DTW), nesta segunda-feira (22), em Las Vegas, a Dell Technologies deixou clara sua ambição de se tornar uma grande orquestradora para um mundo multi-cloud. No centro desta estratégia estão novas ofertas do Dell APEX, portfólio as-a-service que se estende do data center à nuvem pública e a dispositivos de clientes.

“Nós nos vemos unicamente posicionados como colaboradores no centro desse ecossistema, para amarrar tudo. Nós queremos tornar cada vez mais fácil para clientes tornarem todas suas nuvens em algo mais parecido com um único sistema”, disse Michael Dell, chairman e CEO da Dell Technologies, durante uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa, após a keynote de abertura do evento.

Assim como na edição do ano passado do evento, o Dell APEX assumiu o protagonismo dos anúncios do primeiro dia. Desta vez, no entanto, as novidades se concentraram no agnosticismo da plataforma, com novas parcerias com a Microsoft Azure, Red Hat OpenShift e VMware para trazer mais opções de conectividade ao portfólio APEX Cloud Platform.

Leia também: ServiceNow se prepara para nova fase de sua operação no Brasil

O Dell APEX Cloud Platform combina sistemas integrados que incorporam infraestrutura, software e pilhas operacionais de nuvem da Dell. Seu objetivo principal é estender o modelo de operação de nuvem aos sistemas on-premise e de borda dos clientes. Na plataforma, as cargas de trabalho podem ser alocadas no ambiente ideal com base no desempenho desejado e nos requisitos de custo e segurança, agregando também mobilidade de dados em uma camada comum de armazenamento multi-cloud. O Dell APEX Cloud Platforms estará disponível no mundo todo a partir do segundo semestre de 2023.

Anunciado no ano passado, a companhia também expandiu o chamado “Project Alpine”, que leva o desempenho e recursos de software de seu armazenamento de dados empresarial a nuvens públicas – oferecendo também simplicidade com uma abordagem unificada ao armazenamento em nuvem da Dell e ao gerenciamento do Kubernetes.Também novos são os Dell APEX Block Storage para Amazon Web Services (AWS), o Dell APEX Block Storage para Microsoft Azure e o Dell APEX File Storage para AWS, que combinam desempenho, escalabilidade e resiliência cibernética do armazenamento da empresa com economia e serviços de nuvem pública, como analytics e IA.

“Se você quiser operar desta forma, no método moderno de multi-cloud, só há uma companhia que vai do PC até a infraestrutura. É a Dell”, disse Chuck Whitten, codiretor de operações da Dell Technologies. “Conforme clientes engajam com a ideia de buscarem o uso de múltiplas nuvens, eles querem ter a capacidade de orquestrar tudo através delas. Nós somos os únicos que têm essa capacidade hoje.”

Com foco na visibilidade e gestão de dados, a companhia revelou ainda o Dell APEX Navigator e APEX Navigator para Kubernetes. As ferramentas têm o objetivo de atuarem como um “controle aéreo” de dados, simplificando a mobilidade, armazenamento e gestão de contêineres em ambientes multi-cloud para otimizar custos da nuvem.

“Você precisa ter visibilidade de toda sua nuvem, e também mobilidade, para mover meus dados de uma porção da minha cloud para outra, de acordo com o que faz mais sentido”, disse Chuck. “O Navigator vai permitir que você otimize isso. Estamos em um momento de grande pressão econômica, todos querem saber como otimizar o custo dessa infraestrutura multi-cloud. Para isso você precisa de visibilidade e de formas de mover seus dados para o lugar ideal”,

As novas ofertas reveladas hoje representam a maior expansão do portfólio Dell APEX desde seu anúncio original, em 2020. Segundo Michael Dell, no entanto, a empresa continua trabalhando em um mapa “robusto” de investimentos em novos recursos para o ecossistema e expandirá o APEX em novas direções no futuro.

Alguns dos nomes não citados durante a keynote de abertura do evento são plataformas como Google Cloud e Oracle, por exemplo. O suporte para outros provedores e cloud está no radar da companhia, no entanto. “Nós temos que começar de algum ponto, certo? Nós temos trabalho de forma metódica de acordo com o que nossos clientes têm nos pedido. Obviamente, nós temos um contato próximo com a VMware. AWS e Azure são passos lógicos”, disse Chuck. “Nós nos posicionamos como um parceiro natural do ecossistema e vamos seguir nossos clientes onde eles estiverem.”

“Tudo isso é sobre dar opções de escolha”, finalizou Chuck. “Nós não estamos aqui para dizer qual parceiro de nuvem ou plataforma de analytics faz mais sentido para o seu negócio. Não me entenda errado: nós temos opiniões, nós vamos te aconselhar. Mas, em última instância, nós estamos aqui para prover novas opções”, finalizou o codiretor de operações da Dell.

*o repórter do IT Forum está em Las Vegas a convite da Dell Technologies

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!