Dia do Cliente: 6 dicas de um especialista para garantir compras e vendas mais seguras
Os atacantes virtuais estão de olho em datas comemorativas para aumentar seu número de vítimas no comércio digital. No Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, não será diferente. Dados compartilhados pela Netscout, empresa de cibersegurança, apontam que o Brasil é o principal alvo de ciberataques na América Latina, representando quase 40% de todas as invasões registradas na região em 2022.
Para o perito em crime digital, Wanderson Castilho, a segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada entre empresas e consumidores. “Conhecendo as melhores práticas e adotando medidas de segurança, podemos proteger nossas informações pessoais e garantir uma experiência mais segura no ambiente online” – resume e complementa “De dez pessoas que conhecem como os cibercriminosos agem, apenas oito caem em seus golpes. Por isso, a educação digital é tão importante”, reforça.
O especialista ainda lembra que os ataques virtuais estão em constante evolução, impulsionados por hackers que buscam incessantemente novas formas de aplicar fraudes.
Leia mais: 70% das compras no e-commerce são feitas em dispositivos móveis
Para ajudar as empresas que vendem online, Castilho oferece seis dicas importantes para manter a segurança de suas operações, serviços e compras.
1. Mantenha software e dispositivos atualizados
Certifique-se de que seus dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos estejam sempre atualizados com as últimas correções de segurança. Atualizações frequentes corrigem vulnerabilidades conhecidas.
2. Utilize senhas fortes e únicas
Crie senhas complexas, contendo letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, para cada conta online. Evite reutilizar senhas e considere o uso de um gerenciador de senhas para maior segurança.
3. Verifique a autenticidade do site
Antes de realizar uma compra, assegure-se de que o site seja legítimo. Procure por “https://” no início do URL e um cadeado na barra de endereços, indicativos de uma conexão segura.
4. Evite Wi-Fi público para transações financeiras
Não realize compras online em redes Wi-Fi públicas, pois elas são menos seguras. Prefira uma conexão segura e privada, como a de sua casa.
5. Cuidado com e-mails suspeitos
Esteja alerta a e-mails ou mensagens que solicitem informações pessoais ou financeiras. Não clique em links ou faça download de anexos de fontes desconhecidas.
6. Cuidado com as promoções exageradas
Castilho explica que os cibercriminosos utilizam diversas táticas para atrair consumidores, sendo as mais comuns o apelo emocional, os descontos irresistíveis e a criação de uma urgência fictícia. Por isso, é sempre recomendável desconfiar de preços que destoam significativamente dos valores de mercado e de ofertas acompanhadas de frases do tipo ‘Corra! Apenas duas unidades em estoque – Para ele, essa estratégia de criar uma ilusão de escassez induz o consumidor a sentir um medo de perder a oportunidade, levando-o a efetuar a compra sem considerar os possíveis riscos.
O especialista ainda ressalta: “a sensação de ser enganado não compensa nenhum desconto. E na dúvida, recomendo a técnica dos 3P: Pare, pense e pesquise”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!