Distrito lança ‘fábrica de IA’ para grandes empresas

Gustavo Gierun e Gustavo Araújo, da Distrito, em um ambiente moderno de escritório, com mesas de trabalho ao fundo e uma atmosfera colaborativa iluminada por grandes luminárias brancas (gustavo gierun, gustavo araujo, distrito)

O Distrito, plataforma brasileiro de fomento a startups, anunciou essa semana o lançamento de uma “fábrica” de implementação de inteligência artificial para grandes empresas, a AI Factory. A estrutura será uma unidade de negócios independente e terá como intuito, segundo a organização, reduzir custos, maximizar receitas, criar produtos e melhorar a experiência dos clientes usando IA.

O AI Factory foi testado durante 10 meses antes de entrar em operação e foi desenvolvido a partir do GenAI Lab, laboratório de experimentação do Distrito dedicado ao desenvolvimento de produtos e pesquisa em IA. Ele reúne startups, empresas de tecnologia, fundos de investimento e corporações latino-americanas.

“A inteligência artificial será responsável pela maior transformação de mercados e da sociedade que já existiu. Com isso, será necessário um novo ciclo de investimentos em tecnologia para adaptar o mundo a este novo contexto”, pondera Gustavo Gierun, fundador e CEO do Distrito, em comunicado.

Leia também: Irmãos Mucci, gêmeos da TI, revelam como transformaram educação em ouro

Gustavo Araujo, cofundador e CIO de Distrito, diz que a fábrica de IA nasceu da necessidade das grandes empresas por implementações da tecnologia adequadas para suas próprias realidades. “Enquanto o GenAI Lab trabalha a criação e validação de soluções, o AI Factory implementa projetos que demandam alta escala e personalização”, explica.

Segundo a organização, a estrutura vai oferecer desde treinamento e capacitação de times até automações com agentes de IA, sistemas de atendimento, copilotos de vendas e geração de inteligência de negócios por meio de análise de dados. A Distrito diz ter mais de 70 projetos concluídos usando IA em áreas como marketing, jurídico, vendas e atendimento, entre outras.

Dentre os clientes da AI Factory já estão Honda, Copastur, Lifetime Investimentos, Multilog e Boeringer Ingelheim, entre outras. Alguns dos projetos são realizados em conjunto com BigTechs como Microsoft, Oracle e AWS, diz a Distrito.

“Já estamos desenvolvendo projetos desde o início de 2024 com cases em bancos, indústrias, grupos educacionais, construtoras e farmacêuticas. Os resultados dos projetos entregues são animadores”, diz Araújo. “É possível alcançar até 80% de ganho em velocidade e custo, o que é um impacto brutal quando aplicado ao core business.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!