Do F1 ao F12: para que servem essas teclas dos computadores


Atalhos do teclado cumprem tarefas específicas nos computadores que usam Windows e Mac. Saiba o que dá para fazer com cada uma. Do F1 ao F12: para que servem essas teclas dos computadores
Unsplash/Jan Loyde Cabrera
Provavelmente, em algum momento, você já se perguntou para que servem aquelas teclas que vão de F1 ao F12 no topo do teclado do computador. Elas são conhecidas como “teclas de função” e isso explica o “F” antes do número.
Segundo a Microsoft, as teclas servem para executar tarefas rápidas e específicas. Algumas delas, porém, só funcionam quando combinadas com outros botões, como no caso do F9 e do F12.
Vale ressaltar que a ação delas podem mudar dependendo da marca do teclado/computador.
Confira a seguir o que as teclas “F + número” podem fazer tanto no Microsoft Windows como Mac (computador da Apple):
F1: no Windows, essa tecla abre a central de ajuda do programa que está em execução (que você está no usando no momento). No Mac, ela é usada para diminuir o brilho da tela.
F2: essa tecla serve para renomear pasta, arquivos ou ícones em computadores no Windows Explorer ou na área de trabalho. Donos de Mac podem usá-la para aumentar o brilho da tela.
F3: abre a aba de pesquisa em um programa, como Google Chrome, e no Explorador de Arquivos, do Windows, para procurar arquivos. Quem tem computador da Apple, pode usá-la para abrir o Mission Control (ou Controle de Missão), que permite visualizar todas as janelas abertas.
F4: esse botão abre a barra de endereços no Explorador de Arquivos do Windows, para você buscar arquivos nas pastas. Além disso, usando o comando alt + F4, é possível fechar uma janela rapidamente. No Mac, ao aperta F4, você abre o Launchpad, recurso que exibe todos os aplicativos do computador.
F5: atualiza a página em navegadores, como Google Chrome e Microsoft Edge. No dispositivo da Apple, ela serve para reduzir o brilho do teclado. Já ouviu a expressão “dar um F5”? Vem daí.
F6: no Windows, ela aciona a barra de endereço no navegador, enquanto no Mac permite aumentar o brilho do teclado.
F7: em editores de texto, essa tecla aciona a verificação ortográfica e gramatical.
F8: em fase de “boot” (processo de inicialização do computador), ao apertar essa tecla, ela abre o Modo de Segurança do computador.
F9: sozinha, não existe uma função específica para essa tecla, mas, quando combinada com o Ctrl, o comando insere um novo campo no Word.
F10: em alguns programas, como no Microsoft Edge, a tecla pode acionar a barra de endereço ou a barra de menu/configurações. No Mac, sozinho, esse botão desativa o som.
F11: no Windows, esse atalho ativa o modo tela cheia. No computador da Apple, ele sozinho reduz o som e, ao apertar junto da tecla fn, é possível rapidamente minimizar todas as janelas e visualizar apenas a Mesa (área de trabalho do Mac).
F12: é possível usá-la no Word para abrir a função “Salvar como” ou apertando Ctrl + Shift + F12, o recurso para imprimir arquivos que estão no Word é aberto. No Mac, ela aumenta o som.
LEIA TAMBÉM:
Entenda como tirar foto 3×4 no celular e veja dicas de como conseguir o melhor resultado
Entenda riscos para a sua internet caso Fortaleza crie usina perto de cabos submarinos
Tirar print, gravar a tela, emojis e mais: truques do Windows que nem todo mundo conhece
Como transformar uma foto em arquivo de texto no Android e no iPhone
Como transformar uma foto em arquivo de texto no Android e no iPhone
Entenda o que é live NPC, nova trend do TikTok
Entenda o que é live NPC, nova trend do TikTok
Programação em alta: veja como começar no setor 
Programação em alta: veja como começar no setor