Empresas não estão preparadas para conciliar economia de energia e uso de IA

economia de energia

O avanço da Inteligência artificial (IA) vai demandar ainda mais das infraestruturas de tecnologia, algo que pode dificultar as metas ESG, como a economia de energia, das empresas. Segundo estudo realizado pela Pure Storage, em parceria com a Wakefield Research, 88% dos CIOs entrevistados que adotaram a IA, relataram que a necessidade de poder computacional aumentou drasticamente. Quase metade (47%) precisou duplicar ou mais a sua capacidade computacional desde a adoção da IA. Enquanto isso, 73% dos entrevistados responsáveis por compras de TI não estavam completamente preparados para os requisitos energéticos da IA.

O estudo “Drivers of Change: Meeting the Energy and Data Challenges of AI Adoption”, que ouviu 500 responsáveis por compras de TI em empresas nos EUA e na Europa, identificou que a maioria dos CIOs está preocupada em conciliar o avanço da IA com as metas ESG. 89% consideraram as metas ESG mais difíceis de cumprir devido às atualizações em sua infraestrutura de TI após a adoção da IA.

Tendo em vista o avanço de tecnologias emergentes como a IA, quase todos os entrevistados (96%) já atualizaram ou planejam atualizar sua infraestrutura de TI e 29% dos responsáveis por compras de TI afirmam que a IA exigiu ou exigirá uma revisão completa.

Leia mais: 87% dos CIOs consideram uso de IA prioridade na experiência do cliente

No entanto, o consumo de energia é apenas um dos desafios da IA. Para 73%, a IA exige ou exigirá algum tipo de atualização de gerenciamento de dados. Entre atualizações específicas: ferramentas de gerenciamento de dados (48%), processos de gerenciamento de dados (46%) e infraestrutura de armazenamento de dados (46%).

O estudo reforça que a maioria das empresas não dispõe da infraestrutura necessária para lidar com as exigências de dados de alto desempenho e os requisitos de energia essenciais para maximizar os seus benefícios. Esta limitação representa um desafio à implementação bem-sucedida da IA para apoiar iniciativas empresariais críticas, incluindo aquelas que visam alcançar metas ambientais. Quase todos os compradores de TI sentem-se pressionados para reduzir a sua pegada de carbono. A maioria concorda que é impossível atingir os objetivos de TI sem preparar adequadamente a infraestrutura de TI para suportar a IA.

“À medida que as exigências de energia e dados aumentam exponencialmente na era da IA, investir na infraestrutura de dados adequada e preparada para IA não é apenas essencial para uma implementação eficaz e eficiência energética, mas também para extrair o máximo valor dos projetos de IA. Este novo relatório oferece insights importantes para os líderes de TI sobre as consequências de não planejar e os benefícios de estar preparado para o impacto da IA na infraestrutura para evitar colocar as iniciativas em risco”, diz Rob Lee, CTO da Pure Storage.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!