Com sanção de lei em Eldorado do Sul (RS), Scala começa construção de ‘AI City’
Foi sancionada na quarta-feira (18) uma lei municipal em Eldorado do Sul (RS) que cria um polo de data centers. O texto viabiliza a construção da Scala AI City, projeto da Scala Data Centers que promete transformar a cidade em referência de infraestrutura digital e inteligência artificial (IA).
Na prática, a lei amplia o perímetro urbano para incluir a área destinada à construção da infraestrutura, além de simplificar trâmites burocráticos, criando o que a Scala chama de “ambiente mais propício para a instalação de data centers”. O texto foi elaborado pela prefeitura de Eldorado do Sul, com suporte da câmara municipal e do governo do estado, para então ser aprovada pelos vereadores.
A cerimônia de sanção contou com a presença do prefeito Ernani de Freitas Gonçalves (PDT). “Eldorado do Sul dá hoje um passo decisivo para o futuro. Este projeto coloca nossa cidade no mapa global da inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que cria oportunidades reais para nossa comunidade”, disse.
O vice-governador Gabriel Souza também participou. Para ele, a nova lei “abre as portas para um novo ciclo de progresso e inclusão para os moradores de Eldorado do Sul e do Rio Grande do Sul”. O político destacou a “reconstrução de nossa cidade após os efeitos arrasadores das enchentes do começo deste ano”.
Últimos dias: Inscreva-se agora no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI
Luciano Fialho, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo da Scala, disse que o projeto da AI City é uma forma de a inovação “transformar vidas gerando empregos, capacitando mão de obra local e promovendo práticas sustentáveis”.
Durante o evento, a Scala anunciou a doação de 110 computadores, que serão distribuídos entre as 13 instituições públicas mantidas pela prefeitura da cidade.
Scala AI City
A Scala AI City será o que a Scala chama de “primeira cidade de data centers da América Latina”. Foi pensada para atender demandas de processamento de dados e cargas de trabalho de inteligência artificial de grandes empresas globais. A iniciativa foi anunciada em setembro, com a assinatura de protocolo de intenções um em evento realizado no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul.
A estrutura está sendo projetada para ser um polo de inovação e sustentabilidade, com a implementação de práticas de economia circular e uso de energia renovável e certificada. A Scala promete parcerias educacionais e capacitação de mão de obra local, de modo a tornar Eldorado do Sul uma das cidades “mais preparadas para os desafios da economia digital”.
O investimento inicial será de US$ 500 milhões, com previsão de gerar de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos na primeira fase, além de movimentar os setores de energia, construção civil, telecomunicações, entre outros.
A capacidade inicial de TI da Scala AI City será de 54 MW, com um potencial de expansão para 4,75 GW (4.750 MW), diz a Scala. São mais de 7 milhões de metros quadrados de área construída. A empresa diz que AI City está sendo projetada para atrair cargas internacionais de IA, aproveitando o potencial de powershoring (exportação de energia limpa com valor agregado) do Brasil.
Eldorado do Sul foi escolhida pela disponibilidade de energia elétrica e espaço para expansão, além da conexão com o data center SPOAPA01 da Scala em Porto Alegre, capital do estado. Além disso, haverá uma futura conexão com o cabo submarino Malbec — que ligará São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires e tem previsão de passagem pela capital gaúcha.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!