Eletrobras anuncia Google Cloud como fornecedor de nuvem 

A Eletrobras anunciou na semana passada que usará os serviços de computação em nuvem do Google Cloud para acelerar a transformação da companhia. O contrato inclui migração da infraestrutura de tecnologia, uso de dados e soluções de inteligência artificial nas áreas de gestão de ativos de transmissão e geração de energia elétrica, além de comercialização de energia e gestão de sustentabilidade empresarial.

Como parte do acordo, a Eletrobras vai migrar “grande parte” da infraestrutura e aplicações de sua atual nuvem privada para a nuvem do Google, ganhando segundo as partes “mais eficiência e escala”. A modernização deve habilitar uma estratégia de data analytics mais holística usando dados de diversas fontes de informações da Eletrobras, trazendo “melhores insights” e em menor espaço de tempo, dizem as partes.

Leia também: Agronegócio no Brasil já leva decisões para o digital, aponta pesquisa

“As tecnologias de nuvem do Google podem ser usadas em diversos projetos de áreas operacionais das empresas como, por exemplo, no monitoramento da vegetação junto às linhas de transmissão; na busca de melhor aproveitamento da incidência de luz em projetos de energia solar; na utilização de realidade aumentada em hidrelétricas e linhas de transmissão; entre outras funções. A parceria vai permitir otimizar o desempenho dos ativos de geração e transmissão, além de ser um braço fundamental da intensificação dos investimentos em fontes limpas, prevista pela alta administração no cenário pós-capitalização”, explica em comunicado o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, referindo-se ao recente processo de privatização da companhia.

Essa base tecnológica também abre possibilidades para o uso de inteligência artificial e machine learning para que a companhia seja mais eficiente e se expanda. Entre as possibilidades estão o desenvolvimento de indicadores para redução de riscos, otimização de manutenção, projetos de inovação em operações, gestão de ativos atuais e planejamento de implantação de novos ativos.

“A tecnologia e a inovação digital serão os grandes pilares de sustentação para atender as mudanças que o setor de energia deverá passar nos próximos anos”, diz Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil.

A Eletrobras também quer explorar as tecnologias de inteligência artificial e machine learning para acelerar projetos de energia limpa e sustentável, como a geração de insights para otimização responsável da cadeia de geração, transmissão e comercialização de energia renováveis. Os objetivos de sustentabilidade da companhia foram um dos motivadores da escolha do Google Cloud, que tem um longo compromisso com a sustentabilidade ambiental.