Elon Musk processa OpenAI e fundadores por suposta fraude
Elon Musk iniciou uma nova ação judicial contra a OpenAI e seus fundadores, Sam Altman e Greg Brockman, alegando manipulação e violação da missão original da empresa. O processo, apresentado nesta segunda-feira no tribunal federal do norte da Califórnia, acusa os fundadores de enganarem Musk para cofundar a OpenAI sob a promessa de uma estrutura sem fins lucrativos, que seria mais segura e transparente aos usuários.
O processo afirma que a OpenAI não manteve seu compromisso de manter a tecnologia de inteligência artificial de código aberto, como acordado inicialmente. Segundo a açõa, eles “manipularam assiduamente Musk para cofundar seu empreendimento falso sem fins lucrativos”. O processo afirma que as garantias sobre a estrutura sem fins lucrativos da OpenAI foram “o gancho para o golpe longo de Altman”.
Leia também: 5 vantagens da utilização de IA nas empresas
Em um aspecto chave da ação, Musk argumenta que o acordo entre a OpenAI e a Microsoft revogaria os direitos da Microsoft à tecnologia da OpenAI assim que a inteligência artificial geral (AGI) fosse alcançada.
Musk já havia feito acusações parecidas em um processo anterior, descrito como “hilariamente ruim”, que ele retirou em junho sem dar explicações, de acordo com o The Verge. Esse processo alegava que a OpenAI havia violado o acordo original estabelecido entre Musk e outros cofundadores, que previa manter a tecnologia da empresa como código aberto.
Ao The New York Times, Marc Toberoff, advogado de Musk, declarou que este processo é mais contundente que o anterior.
A nova ação também acusa a OpenAI de violar leis federais de extorsão em uma conspiração para fraudar Musk.
*Com informações do The Verge
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!