Em breve: superagentes com nível de PhD

Representação visual de agentes de IA, com um dedo apontando para um ícone brilhante em forma de perfil humano conectado por circuitos, com a sigla "AI" no centro. Ao redor, balões de texto estilizados sugerem comunicação e interação automatizada. O fundo desfocado e escuro reforça o foco na tecnologia, simbolizando o papel dos agentes de IA em processos inteligentes e dinâmicos (Agentes de IA, gartner, Shutterstock, Microsoft)

Os arquitetos dos principais modelos de IA generativa estão entusiasmados com a possibilidade de uma grande empresa, possivelmente a OpenAI, anunciar nas próximas semanas um avanço revolucionário: superagentes com nível de PhD capazes de realizar tarefas humanas complexas, segundo a Axios.

Segundo a publicação, o CEO da OpenAI, Sam Altman, está em Washington para acompanhar a posse presidencial de Donald Trump e agendou um briefing a portas fechadas com autoridades do governo dos EUA no dia 30 de janeiro. Os avanços ajudam a entender por que Mark Zuckerberg, da Meta, e outros têm falado publicamente sobre a substituição de engenheiros de software e outros empregos humanos pela IA neste ano.

Leia também: Novas pesquisas preveem impactos positivos e negativos da IA no consumo de energia

“Provavelmente em 2025,” disse Zuckerberg a em entrevista ao podcast de Joe Rogan, há 10 dias, “nós, na Meta, assim como outras empresas que estão basicamente trabalhando nisso, teremos uma IA que poderá ser efetivamente um engenheiro intermediário em sua empresa, capaz de escrever código.”. Ele acrescentou que, com o tempo, “grande parte do código em nossos aplicativos, incluindo a IA que geramos, será construído por engenheiros de IA, e não por engenheiros humanos”.

Um avanço nos superagentes pode transformar a IA generativa de uma ferramenta aspiracional e interessante para uma verdadeira substituição de trabalhadores humanos. De acordo com a publicação, fontes no governo dos EUA e em empresas líderes de IA afirmam que, nos últimos meses, as empresas têm superado as expectativas de progresso em IA. Na semana passada, a OpenAI divulgou um “Plano Econômico” argumentando que, com regras e investimentos em infraestrutura adequados, a IA pode “catalisar uma reindustrialização em todo o país.”

*Com informações da Axios

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!