Empresas brasileiras caminham para a nuvem sem plano estruturado, diz Logicalis
Metade das empresas no Brasil está movendo sua infraestrutura e aplicações para a nuvem, revelou o IT Trends Snapshot 2023, da Logicalis. Segundo o estudo, há já uma parcela (5%) de empresas que afirmam ter nascido “cloud native ou cloud first”, 26% de forma significava ou integral e 19% com planos estruturados de migração e com execução em andamento.
Apesar da movimentação, o levantamento destaca que ainda há uma jornada a ser percorrida para aprimorar o controle de custos na nuvem, uma vez que apenas 34% das corporações têm processos de monitoramento financeiro e governança totalmente ou parcialmente implementados.
O estudo, baseado em entrevistas com 123 CIOs, também mostra que 29% dos respondentes admitem não ter um plano estruturado de cloud e que só realizaram migrações pontuais de algumas aplicações – ou nenhuma – para o ambiente.
Leia também: Bing e Edge se tornarão o centro do universo da Microsoft?
Quando questionadas sobre o uso de ferramentas de mercado para FinOps, apenas 22% dos CIOs afirmam ter essas soluções implementadas – ainda que parcialmente – na nuvem, e o percentual é o mesmo para as organizações que dedicam equipes para o controle de custos.
Entre as soluções mais adotadas pelas empresas para ambientes em cloud, destacam-se as de colaboração e de produtividade – equivalentes a 90% e 84%, respectivamente –, seguidas por aplicações e infraestrutura em modelos SaaS (58%) e IaaS (57%).
“O movimento de migração para nuvem está em plena expansão no mercado brasileiro, com um crescimento contínuo desde a última edição do estudo. Apesar dessa evolução, o estudo desperta um alerta: a gestão dos serviços e do ambiente em nuvem (FinOps) ainda se mostra em estágio inicial de adoção – isso pode indicar um subaproveitamento do ambiente de nuvem devido à ausência de práticas de gestão”, comenta Yassuki Takano, diretor de Consultoria da Logicalis Brasil.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!