Entenda a diferença entre 1080p e 1080i
Apesar de muitas pessoas hoje em dia possuírem TVs com a capacidade de reproduzir imagens em Full HD, ou seja, 1080p, nem todos sabem a grande diferença entre 1080p e 1080i.
Para isto, nós do Baboo lhe explicaremos o que estes dois termos significam e quais são suas vantagens ou desvantagens.
Entenda a diferença entre 1080p e 1080i
Primeiro de tudo, ambas as resoluções utilizam 1080 linhas horizontais de resolução vertical, que com um formato de tela 16:9, nos dá 1920×1080. Ao contrário do que muitos pensam, 1080i não resulta em uma resolução vertical inferior a 1080p.
Com o 1080p, o filme utiliza quadros cheios para reproduzir o vídeo, ou seja, o que você ve na tela é um quadro, um pedaço do filme inteiro.
Já em 1080i, se utiliza campos. O campo contém metade de linha de um frame, então ele reproduz primeiramente os campos pares depois os campos ímpares e assim vai.
Durante a reprodução de um show na tv, no Brasil temos a reprodução de 30 quadros por segundo quando se utiliza 1080p, enquanto no 1080i se utiliza 60 campos por segundo (lembre-se, 60 campos são 60 metades pares ou impares de um frame).
Por se capturar apenas metades de um quadro, vídeos em 1080i possuem umas séries de problemas. Dentre eles estão alterar o tamanho do vídeo, pausá-lo, obter um frame parado entre muitas outras coisas.
Qualquer uma dessas ações resultará em uma imagem de qualidade inferior, afinal de contas, você não tem em momento algum um quadro inteiro.
Não pense, porém, que o 1080p não tenha suas desvantagens. Por ele capturar apenas 30 quadros por segundo, a transição entre os quadros é muito menos fluida. Tal termo é conhecido por “judder”, muito comum quando aplicado a cenas panorâmicas de filmes.
Para se obter uma qualidade superior de vídeo, com fluidez, é necessário gravar o vídeo em 1080p a 60 quadros por segundo.
Infelizmente tal tecnologia ainda está distante de nossa realidade, atualmente filmes como o Hobbit tem implementado o HFR, ou High Frame Rate para cenas mais suaves. Neste caso, o filme é reproduzido a 48 quadros por segundo, já que o necessário para reproduzir em cinema é 24fps, uma taxa menor do que se tem na TV.
Algumas TVs atualmente utilizam uma técnica para aumentar a fluidez do vídeo ou reduzir o tal “judder”, isto é feito pela repetição de quadros. É normal ver isso em certas lojas de TVs, é a sensação de que o filme roda “rápido demais”. Como ele está praticamente “dobrando” a sua taxa de quadros para maior fluidez, diversos artefatos (problemas) aparecerão na tela se você prestar atenção, quase tão ruins quanto quando o vídeo está entrelaçado.
Se você planeja gravar algum vídeo e tem como foco a qualidade, grave-o em 1080p com 30 quadros por segundo, mas agora se o seu assunto for fluidez, utilize 720p.
Caso queira se aprofundar mais no mundo de reprodução de vídeo, como o entrelaçado funciona e muito mais, sugerimos que você de uma lida no The Lurkers Guide to Video, um ótimo site com bastante material de referência para você aprender.
Fonte: http://www.baboo.com.br/2013/01/entenda-a-diferenca-entre-1080p-e-1080i/#ixzz2JHk8GgRz