Ericsson anuncia intenção de comprar todas as suas ações do tipo C

Placa com o logotipo da empresa Ericsson em destaque. O letreiro é azul-escuro com o nome "ERICSSON" em letras brancas, acompanhado do símbolo icônico da marca — três linhas brancas inclinadas paralelas. A placa está posicionada no topo de um edifício, com céu azul ao fundo (ações)

A empresa sueca de equipamentos para telecomunicações Ericsson comunicou na segunda-feira (5) que vai tentar comprar todas as ações de tipo C que estão nas mãos de terceiros. A decisão do conselho de administração se segue a autorizações concedidas pela assembleia geral anual da empresa realizada em março desse ano.

A aquisição será realizada entre 5 e 19 de maio de 2025, com pagamento em dinheiro pelas ações (por cerca de 5 coroas suecas por ação, ou cerca de R$ 3 na cotação atual).

Veja também: OpenAI admite falha em atualização que deixou ChatGPT ‘bajulador’ demais

A oferta faz parte de programas de remuneração variável de longo prazo da Ericsson (LTV 2025 e LTV 2024) e inclui todas as 23,1 milhões de ações C emitidas especificamente para o Skandinaviska Enskilda Banken (ou SEB). A instituição financeira escandinava informou à Ericsson que pretende aceitar a oferta, segundo comunicado da própria empresa.

Após a aquisição de todas as ações C, o conselho da Ericsson pretende convertê-las em ações do tipo B. Após essa conversão, o número total de ações detidas pela própria empresa será de 3,3 bilhões (261,7 milhões do tipo A e 3,1 bilhões do tipo B). Na prática isso aumenta o controle privado da Ericsson sobre si mesma.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!