Eusébio da Silva Ferreira foi um jogador emblemático da história do futebol mundial

Nascido em Lourenço Marques, Moçambique (na época, colônia portuguesa), em 25 de janeiro de 1942, Eusébio entrou para a história como um dos maiores nomes do futebol mundial. Atacante habilidoso e rápido, foi muitas vezes comparado a Pelé. Vestiu a camisa do Benfica de 1960 a 1975, conquistou 11 campeonatos nacionais e a Copa dos Campeões (atual Champions League), na temporada 1961-1962. Em 1965, o “Pantera negra” levou a Bola de Ouro, como o melhor jogador da Europa. 

Um dos momentos mais marcantes da carreira de Eusébio foi na Copa de 1966, na Inglaterra, quando Portugal ficou em terceiro lugar. Na primeira fase, a equipe europeia eliminou a seleção brasileira, bicampeã mundial em 1958 e 1962, com uma vitória por 3 a 1 na primeira fase. Pelé sofreu com a violência adversária e Eusébio balançou as redes por duas vezes. Ele conquistou a artilharia do Mundial com oito gols, mas terminou a competição frustrado. Segundo ele, o duelo da semifinal, contra a Inglaterra, não deveria ter sido disputado em Wembley, mas, sim, em Liverpool, o que, talvez, daria mais chances para a seleção portuguesa, treinada pelo brasileiro Otto Glória, chegar à decisão. Foi uma Copa polêmica, com erros de arbitragem e que consagrou o “English Team”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em 2000, quando Eusébio completou 60 anos, tive a honra de fazer uma entrevista com ele, por telefone, ainda nos meus tempos de Rádio Eldorado (Grupo Estado). O jogador, grande embaixador do futebol português, morreu em 2014, aos 71 anos. Era muito simpático e sempre solícito a entrevistas. 

Ouça entrevista com Eusébio