Exchange – Implementando o IMF (Intelligent Message Filter) – Parte II

Depois do artigo Implementando o IMF (Intelligent Message Filter) – Parte I, aonde vimos toda a parte de implementação do IMF sua abrangência e funcionalidades, vamos ver agora mais a fundo o IMF usando o Performance Monitor para verificarmos o funcionamento do IMF e também como habilitarmos o Outlook 2003 para mostrar o nível de SPAM que o foi classificado como spam pelo IMF, com isto já teremos mais recursos de implementação e design da solução.

 

Verificando as mensagens pelo Performance monitor

Quando o IMF é instalado o mesmo cria um objeto de performance chamado MSExchange Intelligent Message Filter, este objeto tem vários contadores, entre eles um contador para cada nível de Spam Confidence Level (SCL), com isto podemos ter a informação, antes de habilitar alguma ação ao IMF, de quantas mensagens serão afetadas pela regra.

A partir do Performance (Start / Programs / Administrative Tools/Performance), devemos adicionar um contador, e devemos escolher MSExchange Intelligent Message Filter como na figura acima.

Depois de escolhermos o objeto de Performance do MSExchange Intelligent Message Filter, nos é mostrado a lista dos contadores, na figura ao lado temos um contador para cada nível de SCL e na direita podemos escolher de um virtual server específico (1) ou Todos (_Total). Com isto podemos validar quantas mensagens estão ficando em cada nível, antes mesmo da implementação de ações em nível de gateway.Importante: este número é incremental só é zerado quando o serviço de SMTP é reiniciado.

Com o recurso do nível das mensagens podendo ser monitorados pelo Performance Monitor, podemos visualizar como o IMF está agindo:

De acordo com a figura acima podemos validar que as mensagens estão sendo classificadas como nível 6 está com mais de 900 ocorrências, isto é bom para mostrarmos ao cliente o quanto de mensagens desnecessárias serão filtradas após definirmos uma ação em nível de gateway no IMF mostrando assim o valor do produto dentro da organização.

A lista de todos contadores que são adicionados quando o IMF é instalado:

Contador Descrição
Total Messages Scanned for UCE Total do número de mensagens verificados pelo IMF.
Messages Scanned for UCE/sec Número de mensagens verificadas por Segundo pelo IMF.
Total UCE Messages Deleted Total do número de mensagens deletadas pelo IMF. Nota: Se não configuramos a ação do IMF para delete o valor será 0.
UCE Messages Deleted/sec Número de mensagens deletadas por segundo pelo IMF. Nota: Se não configurarmos a ação do IMF para delete o valor será 0.
Total UCE Messages Rejected Total do número de mensagens rejeitadas pelo IMF. Nota: Se não configuramos a ação do IMF para reject o valor será 0.
UCE Messages Rejected/sec Número de mensagens rejeitadas por segundo pelo IMF. Nota: Se não configurarmos a ação do IMF para reject o valor será 0.
Total UCE Messages Archived Total do número de mensagens arquivadas pelo IMF. Nota: Se não configuramos a ação do IMF para archive o valor será 0.
UCE Messages Archived/sec Número de mensagens arquivadas por segundo pelo IMF. Nota: Se não configurarmos a ação do IMF para archive o valor será 0.
% UCE out of Total Messages Scanned Um percentual do número total de mensagens verificadas pelo IMF que foram identificadas como UCE ( unsolicited commercial e-mail)
% UCE of Messages Scanned in the previous 30 minutes Um percentual do número total de mensagens verificadas pelo IMF que foram identificadas como UCE nos últimos 30 minutos.
Total Messages Assigned an SCL Rating of X Total do número de mensagens verificados pelo IMF que estão no nível SCL que vai de 0 a 9.

 

Configurando o Outlook para mostrar o nível de spam de cada mensagem

Existe uma forma de mostrar o nível de SCL de uma mensagem direto no Outlook, para tanto devemos copiar o texto abaixo e salva-lo dentro do diretório de instalação do Outlook (%ProgramFiles%…office 11formslanguage_ID, 1033 Inglês ou 1046 Português/Brasil) com o nome de scl.cfg.

 ;**********The CFG file**********

[Description]
MessageClass=IPM.Note
CLSID={00020D31-0000-0000-C000-000000000046}
DisplayName=SCL Extension Form
Category=Standard
Subcategory=Form
Comment=This forms allows the SCL to be viewed as a column
LargeIcon=IPML.ico
SmallIcon=IPMS.ico
Version=1.0
Locale=enu
Hidden=1
Owner=Microsoft Corporation
Contact=Your Name
[Platforms]
Platform1=Win16
Platform2=NTx86
Platform9=Win95
[Platform.Win16]
CPU=ix86
OSVersion=Win3.1
[Platform.NTx86]
CPU=ix86
OSVersion=WinNT3.5
[Platform.Win95]
CPU=ix86
OSVersion=Win95
[Properties]
Property01=SCL
[Property.SCL]
Type=3
NmidInteger=0x4076
DisplayName=SCL
[Verbs]
Verb1=1
[Verb.1]
DisplayName=&Open
Code=0
Flags=0
Attribs=2
[Extensions]
Extensions1=1
[Extension.1]
Type=30
NmidPropset={00020D0C-0000-0000-C000-000000000046}
NmidInteger=1
Value=1000000000000000
;**********END CFG

Feito isto basta abrir o outlook e seguir os seguintes passos:

a) Ir Ferramentas (Tools), depois em Opções (Options) e clicar em Opções Avançadas (Advanced Options);

b) Na janela que se abre devemos clicar no botão do canto inferior esquerdo Custom Forms;

c) Na nova janela devemos clicar em Gerenciar Formulários (Manage Forms)

d) Na nova janela devemos clicar no botão Instalar (Install) e escolher o arquivo que criamos, chamado scl.cfg

e) Clique em OK até voltar ao Outlook

f) Clique com o botão direito sobre os cabeçalhos das colunas na sua Caixa de Entrada (Inbox) ou qualquer outra pasta e escolha Field Chooser

g) Escolha na barra de rolagem Formulários… (Forms…)

h) Escolha SCL Extension Form e clique em Adicionar (Add)

i) Arraste a propriedade SCL para a sua coluna e já terá acessa ao SCL de cada mensagem classificada pelo IMF

Feito este procedimento para implementação do SCL no Outlook, já podemos verificar a classificação de cada mensagem definida pelo IMF.

Conclusão

O IMF é um produto muito fácil de ser implementado, mas existem algumas funcionalidades muito importantes apresentadas neste documento que trazem valor a solução que é a possibilidade de informar o quanto de spam ele filtra, através do performance monitor, podendo mostrar o número de spams que são entregues aos usuários classificados de acordo com o nível de SCL.

A outra forma apresentada aqui é mostrar o SCL de cada mensagem no Outlook esta prática auxilia na definição das regras em nível de usuário e gateway, permitindo que o Administrador do sistema baseado na sua própria experiência defina o nível do filtro para a organização.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/andersonpatricio/imf002.asp

Deixe um comentário