EXCLUSIVO: Kovi economiza R$ 1 mi após acordo de locação e seguro com a Lenovo
A startup brasileira de mobilidade urbana Kovi iniciou, em 2022, uma parceria com a Lenovo que alcançou economia de R$ 1 milhão. O projeto, que inicialmente contou com a homologação de equipamentos ThinkPad e Motorola, além de acessórios e serviços customizados e integrados, hoje inclui mais de mil máquinas Lenovo em operação, incluindo notebooks, dock stations, monitores, acessórios e serviços gerenciados, além de proteção contra danos acidentais de equipamentos.
Antes da parceria, a empresa de locação de carros para motoristas de aplicativos enfrentava a falta de padronização do parque tecnológico, altos índices de falhas e reparos avulsos, além de períodos significativos de inatividade. Segundo a empresa, isso trazia impacto negativo na produtividade e eficiência operacional da companhia.
A Kovi queria uma plataforma que centralizasse a relação com os clientes e a gestão de seus carros. A parceria com a Lenovo trouxe soluções de TI que incluem hardware e software até serviços customizados como forma de atender a necessidade de unificação de demandas em um único contrato.
Leia também: A transformação da TI na Ri Happy: um novo capítulo com foco em negócios sob a liderança de Paulo Farroco
“A parceria com a Lenovo se revelou muito mais eficiente e econômica para nós. O alto nível de agilidade teve um impacto significativo na nossa operação, reduzindo drasticamente o downtime, que com o parque tecnológico anterior pagávamos quase o triplo pelo leasing e manutenção de equipamentos, além de mantermos um estoque consideravelmente maior”, lembra Eder Ramos, gerente de TI e infraestrutuda da Kovi.
O executivo também ressalta que o seguro com cobertura de danos acidentais, incluindo “casos extremos como de um carro passando por cima do equipamento”, foi um diferencial para fechar a parceria com a fabricante. “Antes, era necessário pedirmos uma máquina nova e pagar por ela como se fosse um item novo. Hoje, simplesmente substituímos o equipamento danificado por meio da logística da Lenovo, sem qualquer custo adicional”, diz.
A parceria também inclui suporte nacional e internacional e extensão de garantia de bateria. A Kovi também recorreu à divisão de serviços financeiros da Lenovo (a LGFS), que viabilizou financeiramente a modernização da infraestrutura de TI, incluindo soluções operando em lugares remotos, hostis e de grande fluxo de manutenção de veículos.
Criada em 2018 por Adhemar Neto e João Costa, então executivos da 99, a Kovi tem atualmente mais de 1.700 colaboradores no Brasil e no México.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!