Filmes feitos por IA? Google lança ferramenta que transforma texto em vídeo cinematográfico


Batizada de Flow, a tecnologia permite escrever comandos de texto para criar filmes com clipes realistas e recursos avançados de edição. Google Flow
Divulgação/Google
O Google lançou na terça-feira (20) o Flow, uma ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para criar filmes. Ela está disponível para assinantes do Google AI nos Estados Unidos e deve ser liberada para mais países em breve.
O Flow usa modelos de IA da família Gemini para receber comandos e descrições de cenas. É possível usar elementos próprios, como personagens e cenários, ou recursos oferecidos pela plataforma.
Uma vez criado um assunto ou uma cena, esses elementos podem ser integrados em diferentes clipes e cenas. Também é possível usar a imagem de uma cena para iniciar uma nova tomada.
(O repórter viajou para o evento a convite do Google.)
Demonstração de vídeo criado com a inteligência artificial Flow, do Google
Divulgação/Google
Google lança tecnologia que faz reunião virtual parecer um encontro presencial
Veja outras novidades anunciadas no Google I/O 2025
A ferramenta, que, segundo o Google, foi criada “por e para criativos”, se integra a outros dois modelos de IA avançados da empresa: o Veo, para geração de vídeo, e o Imagen, para fotos.
Ainda de acordo com a emrpesa, o objetivo é ajudar profissionais criativos a explorar ideias e criar clipes com visual cinematográfico. O Flow permite:
controlar diretamente movimento da câmera, ângulos e perspectivas da tomada;
editar e estender tomadas existentes, revelando mais da ação ou fazendo a transição para o que acontece em seguida;
organizar e gerenciar todos os elementos e comandos de texto recebidos pela IA;
assistir clipes, canais e outros conteúdos gerados com o Veo, que podem servir de inspiração – nela, é possível ver técnicas e comandos exatos usados, oferecendo uma forma prática de aprender e adaptar novos estilos.
Revelado no Google I/O, o Flow foi apresentado como a evolução do VideoFX, um experimento do Google Labs lançado no ano passado. As funcionalidades variam de acordo com o plano.
O Google AI Pro oferece os principais recursos do Flow e um limite de 100 gerações por mês. Já o Google AI Ultra dá limites maiores e acesso antecipado ao Veo 3, que agora consegue gerar vídeos com áudios, incluindo sons do ambiente e diálogos de personagens.
Identificação de conteúdo gerado por IA
O Google também anunciou um detector de conteúdo gerado por IA que tenha a tecnologia SynthID, uma espécie de rótulo em fotos, vídeos e áudios criados em ferramentas da empresa.
A verificação poderá ser feita com o SynthID Detector, um site em que o usuário pode enviar um arquivo e verificar se ele tem a tecnologia do Google.
A empresa diz que desenvolve as ferramentas em colaboração com criadores selecionados — entre eles cineastas, músicos, animadores e youtubers — para entender seus fluxos de trabalho e garantir que os produtos atendam às suas necessidades.