Fortaleza ganha o Cereia, centro de referência em IA com foco em saúde

A cidade de Fortaleza (CE) ganhou um Centro de Referência em Inteligência Artificial, o Cereia. A iniciativa inaugurada nesta segunda-feira (20) é resultado de uma parceria entre o Hapvida NotreDame Intermédica e a Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A ideia é reduzir a lacuna do país no desenvolvimento de soluções de IA para a área da saúde e de formação de profissionais especializados nesse setor.

O Centro ocupará uma área de 380 metros quadrados no quinto andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, podendo contar também com o pavimento de treinamento, auditório, salão de eventos e salas de reuniões.

Seis linhas de pesquisa serão atendidas pela iniciativa: Predição de Doenças Crônicas; Apoio à Avaliação de Exames Radiológicos; Engajamento de Pacientes em Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas; Sistema Inteligente para Monitoramento Remoto de Paciente; Anamnese Assistida por Inteligência Artificial; Interfaces com Alta Qualidade para Ciência de Dados na Saúde.

Leia também: Inmetrics e Unicamp firmam parceria para desenvolvimento de IA

De forma geral, o Cereia atuará na aplicação de internet das coisas (IoT), big data, transformação digital e tecnologias de ponta na prevenção, diagnóstico e terapias de baixo custo, tendo em mente a privacidade dos beneficiários do Grupo Hapvida e atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A capacitação é uma das grandes frentes do novo Cereia, que busca também como benefício colateral a descentralização da oferta de vagas nas regiões sul e sudeste.

“Entendemos que com os avanços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de soluções com o uso de inteligência artificial, poderemos ter um gargalo em termos de mão de obra qualificada para atuar nestas atividades. O Cereia cumpre um papel imprescindível de capacitação e oferta de profissionais especializados ao mercado brasileiro, em especial para a região nordeste, que detém hoje pouco mais de 10% de vagas abertas no mercado”, comentou o vice-presidente de Tecnologia e Inovação do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Kleber Linhares.

Financiamento do Cereia

O novo centro tem financiamento da FAPESP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. Além de cientistas e servidores técnicos da UFC, participarão do Cereia pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), distribuídos entre as seis linhas de pesquisas do Centro.

“Hoje, todos os setores da vida humana contracenam com a inteligência artificial. O chat GPT está aí para mostrar isso. A Universidade precisa discutir este tema, e nosso Centro de Referência tem essa responsabilidade de trazer a discussão sobre os efeitos da IA no ensino, na pesquisa e na extensão, mas também de desbravar novas fronteiras para a inteligência artificial”, concluiu o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!