Fretebras registra crescimento de mais de 100 vezes no uso de sua solução para validação de motorista com inteligência artificial

Um caminhão branco trafega em uma rodovia cercada por campos verdes e dourados ao pôr do sol. Há um efeito gráfico azul simulando ondas ao redor do veículo, sugerindo tecnologia de sensores ou conectividade digital na estrada.

A Fretebras, marketplace de fretes, registrou um crescimento de mais de 100 vezes no uso de sua solução de cadastro e consulta de motoristas. O avanço veio após um investimento de R$ 800 milhões em inteligência artificial por parte da companhia.

De acordo com Federico Vega, CEO da Fretebras, o objetivo era levar a plataforma a um patamar de destaque pela agilidade e precisão dos serviços de gestão de risco. “O nível de assertividade é tão elevado que adotamos um modelo de cobrança baseado em resultados, ou seja, só cobramos quando o cadastro do motorista é aprovado.”, explica.

Veja mais: Siemens aposta em automação virtual para flexibilizar indústria

Para garanti a segurança, a empresa adota três camadas principais de proteção, sendo a parceria com gerenciadoras de risco tradicionais, integrando empresas homologadas pelas seguradoras para reforçar a segurança nas operações; investimento em tecnologias anti-fraude de ponta, como soluções utilizadas em bancos digitais; e inteligência artificial aplicada.

Os motoristas que passam pela plataforma possuem também um motor de score com base em avaliações feitas sobre eles por transportadoras, histórico de fretes na plataforma e perfil de risco.

“Nosso compromisso é oferecer um serviço eficiente e seguro para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Queremos garantir a melhor experiência para nossos clientes, especialmente no agronegócio, que representa mais da metade da nossa base”, afirma Vega.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!