Furukawa Electric conclui reestruturação e lança Lightera como unidade global de fibra
O Grupo Furukawa Electric anunciou nesta semana, durante a OFC Conference em São Francisco (EUA), que concluiu a integração de suas unidades ópticas sob uma marca, a Lightera. A mudança unifica unidades produtivas e centros de competência no Japão, Américas, Europa, África e Ásia-Pacífico, incluindo a operação da Furukawa Electric LatAm, brasileira.
A estrutura da Lightera será dividida em quatro regiões operacionais – América do Norte (NAR), América Latina/Europa/Oriente Médio/África (LATAM/EMEA), Ásia-Pacífico (APAC) e Specialty Photonics – esta última dedicada a fibras ópticas especiais, como cabos submarinos. A coordenação global envolverá oito funções corporativas. Foad Shaikhzadeh, executivo com mais de 40 anos no grupo, assume como CEO global, enquanto Holly Hulse será a presidente operacional (COO). A vice-presidência para LATAM/EMEA ficará com Hélio Durigan.
Segundo Shaikhzadeh, a integração tem como objetivo ampliar a sinergia entre regiões e acelerar a inovação frente à demanda por conectividade em áreas como inteligência artificial generativa, hyperscale data centers, redes 5G/6G, IoT e energia. A estrutura dará suporte ao desenvolvimento de novas tecnologias de fibras ópticas, como as fibras Hollow Core (com tubos de ar internos para reduzir a latência) e Multicore (com múltiplos núcleos), já em fase de testes no Brasil com aplicações no setor financeiro.
A fábrica brasileira em Curitiba já possui capacidade para produção de cabos com até 1.728 fibras, mesmo que o mercado nacional ainda opere majoritariamente com até 288 fibras. “Acreditamos no potencial do país, mas é necessário que o Brasil também acredite na própria indústria”, afirmou o CEO, defendendo a revisão do Processo Produtivo Básico (PPB) e uma política industrial compatível com a complexidade tecnológica do setor.
A nova marca manterá nomes consagrados no portfólio, como Furukawa Cabling System e Go Click, mas com estratégia global unificada. A sede operacional da Lightera ficará em Norcross, no estado da Geórgia (EUA), enquanto a holding permanece no Japão.
O post Furukawa Electric conclui reestruturação e lança Lightera como unidade global de fibra apareceu primeiro em TeleSíntese.