Gartner: 8 em 10 estrategistas consideram IA essencial para os próximos dois anos

Para quase oito em 10 (79%) dos estrategistas corporativos, analytics, inteligência artificial (IA) e automação são essenciais para o sucesso dos negócios nos próximos dois anos. É o que indica um levantamento do Gartner divulgado essa semana.
Para eles, 50% das atividades de planejamento e execução estratégica podem ser parcial ou totalmente automatizadas. Mas essa cifra ainda gira na casa dos 15%.
Os dados fazem parte de uma pesquisa do Gartner feita entre outubro de 2022 a abril de 2023 com 200 líderes de estratégia corporativa de empresas com diferentes setores, receitas e tamanhos e lugares do mundo.
Leia também: Primeira sanção por violação à LGPD é aplicada
O estudo indica que, mesmo que a maioria dos estrategistas corporativos diga usar análise descritiva e de diagnóstico, menos da metade utiliza ferramentas mais avançadas como análise preditiva, prescritiva ou gráfica. Só 20% relataram que usam ferramentas relacionadas à inteligência artificial, incluindo machine learning e processamento de linguagem natural (NLP).
No entanto, grande parte deles afirma estar testando ferramentas ou explorando opções de uso. A pesquisa mostra que 51% estão investigando machine learning e 45% fazem o mesmo para análise preditiva.
Segundo o Gartner, parte da explicação para os baixos números é a falta de casos de uso claros para as novas tecnologias. Segundo a pesquisa, 52% dos estrategistas relatam que este é um dos três principais desafios.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!