Gastos globais com TI devem aumentar 5,5%, diz Gartner

Os gastos gerais com produtos e serviços de TI devem subir cerca de 5,5% este ano, impulsionados principalmente por software e serviços, de acordo com uma previsão da empresa de análise de tecnologia Gartner Research. Esse nível de crescimento resultaria em uma despesa total de US$ 4,6 trilhões.

Na área de sistemas de data center, que inclui servidores, sistemas baseados em controladores internos e equipamentos de rede, entre outras coisas, este último provavelmente se mostrará um motor robusto de crescimento, com o Gartner prevendo um crescimento de 8,4% ano a ano em moeda constante. Segundo o autor da previsão, John-David Lovelock, a categoria de data center como um todo deve crescer 3,7% em 2023.

“[Os fornecedores de data centers] ainda estão tentando se livrar dos problemas da cadeia de suprimentos”, disse ele. “Os gastos teriam sido ainda maiores se os fabricantes pudessem produzir mais, gastar mais e enviar mais”.

Leia também: Impacto do uso de dados depende de desempenho de líderes, diz Gartner

Prevê-se que a categoria de software mostre os maiores números de crescimento ano a ano na previsão do Gartner, em 12,3%. Isso é impulsionado em grande parte por analytics e inteligência de negócios, bem como aplicativos personalizados para o trabalho, disse Lovelock.

“A maioria das coisas no universo das plataformas de analytics, exceto as mais antigas, está indo muito bem”, observou ele.

A única categoria prevista para encolher de tamanho este ano é a de dispositivos endpoint, com queda de 4,6%. O problema, de acordo com Lovelock, é que a maior parte do mercado está altamente saturado e os usuários não têm um motivo específico para comprar novos dispositivos ou atualizar os existentes no momento.

“Com a inflação reduzindo o poder de compra dos consumidores, eles estão adiando as substituições”, disse ele, observando que os picos de gastos observados em 2020 e 2021 foram em grande parte produto das demandas de trabalho remoto induzidas pela Covid.

O mercado de nuvem também deve ver aumento de gastos, impulsionado, pela primeira vez, pelo aumento de preços. Embora a narrativa da nuvem desde a adoção generalizada da tecnologia na década de 2010 tenha sido principalmente de escalabilidade e construções levando a preços mais baixos, o aumento dos custos de mão de obra e energia finalmente começará a elevar os preços, disse Lovelock.

“É provável que alguns fornecedores aumentem seus preços este ano, enquanto tentam conter o aumento dos custos”, disse ele. “Nos próximos três anos, parte do aumento nos gastos será sobre um aumento no preço, não um aumento no uso”.

Apesar das previsões econômicas gerais cautelosas, o crescimento dos gastos com TI deve continuar aumentando em um futuro previsível, de acordo com o Gartner, que previu um crescimento adicional de 8,6% em 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!