GitHub lança versão gratuita do Copilot

Logo do GitHub exibido na tela de um dispositivo móvel, com o icônico ícone de um gato em silhueta branca dentro de um círculo preto. O fundo desfocado destaca cores suaves, criando um ambiente tecnológico e minimalista, Github, Teki, Microsoft

O GitHub anunciou essa semana o lançamento do Copilot Free, versão gratuita do assistente de inteligência artificial generativa da empresa disponível para qualquer usuário. A ferramenta permite escrita e verificação de códigos, responde perguntas sobre programação e dá escolha sobre dois modelos diferentes de IA integrados ao VS Code.

Segundo a empresa, o lançamento da versão gratuita do Copilot coincide com a marca de 150 milhões de desenvolvedores na plataforma.

A ideia é permitir aos desenvolvedores usar recursos da ferramenta com GenAI sem necessidade de pagar – mas, é claro, há alguns limites. Os usuários terão acesso a 2 mil conclusões de código e 50 mensagens de bate-papo por mês. É possível escolher entre dois modelos – o Claude 3.5 Sonnet, da Anthropic, ou o GPT-4o, da OpenAI – e usar o Copilot Chat tanto no editor quanto site.

Últimos dias: Inscreva-se agora no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

O lançamento gratuito também inclui outras funcionalidades da plataforma, como a possibilidade de usar agentes de terceiros ou construir extensões próprias.

“Com o Copilot Free, mais pessoas ganham acesso aos recursos avançados de inteligência artificial para agilizar o desenvolvimento de um código…”, diz em comunicado Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil. “A comunidade brasileira de desenvolvedores de software é uma das maiores do mundo e não poderíamos estar mais felizes de expandir esses recursos aos usuários do País.”

Viana diz que a liberação gratuita do Copilot aumenta a acessibilidade e amplia o alcance da tecnologia, que fica disponível diretamente no painel de controle do GitHub. Estudantes, professores e mantenedores de código aberto seguem tendo acesso gratuito às funcionalidades completas do GitHub Copilot Pro, sem alterações, diz a empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!