Google anuncia celular dobrável, Gmail com ‘ChatGPT’ e Maps mais imersivo


Durante o evento Google I/O 2023, nos EUA, a gigante das buscas ainda disse que está liberando o robô Bard em 180 países. Google anuncia celular dobrável, Gmail com ‘ChatGPT’ e Maps mais imersivo
REUTERS/Jeffrey Dastin
O Google anunciou, durante o seu tradicional evento Google I/O 2023, uma série de novidades que chegará aos seus produtos até o fim do ano. Entre elas estão um celular dobrável e recursos em inteligência artificial.
Atrasado em lançamentos de IA, o Google aproveitou a coletiva para dar uma resposta aos rivais, especialmente Microsoft (Bing) e a OpenAI (ChatGPT), que saíram na frente com essa tecnologia.
“Estamos reimaginando todos os nossos principais produtos, incluindo pesquisa”, disse Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet (dona do Google).
Bard: o ChatGPT do Google
Em fevereiro, o Google revelou o Bard, seu robô conversador (chatbot) que usa inteligência artificial para concorrer com o popular ChatGPT, da OpenAI.
Agora, a gigante das buscas está disponibilizando o robô em 180 países, com planos de expandir seu suporte para 40 idiomas. Agora, ele será mais completo como o GPT-4, o que significa que os usuários poderão solicitar não só textos, mas também imagens.
Além disso, a empresa disse que o Bard poderá trabalhar com códigos, podendo programar.
Celular dobrável
Novo celular dobrável do Google
Reprodução/Google
Depois de muita espera, a Google apresentou o seu primeiro celular dobrável. O Pixel Fold chega ao mercado para concorrer com o Galaxy Z Fold 4, da Samsung, e tem uma tela externa de 5,8 polegadas e a interna (modo tablet) avança para 7,6 polegadas.
Ele tem uma câmera principal de 48 megapixels de resolução, uma ultrawide de 10,8 megapixels e uma teleobjetiva também de 10,8 megapixels.
O Pixel Fold traz outras duas câmeras frontais, sendo uma na tela externa e outra na interna (modo tablet): 9,5 megapixels e 8 megapixels, respectivamente.
O aparelho começa a ser vendido por US$ 1.799 (ou R$ 8.907, cotação atual). Não há previsão de lançamento no Brasil.
Gmail com “ChatGPT”
Outra novidade em inteligência artificial é o Gmail, que ganhará uma função para ajudar o usuário a escrever um e-mail. Segundo o Google, o “Help me write” (“Ajude-me a escrever”) estará disponível no serviço Workspace da empresa.
“Agora, com um modelo generativo muito mais poderoso, estamos dando o próximo passo com ‘Ajude-me a escrever’ no Gmail”, disse a empresa.
Durante a apresentação, o Google demonstrou que a pessoa pode clicar em um ícone de lápis no próprio Gmail e dar um comando como “escrever um e-mail solicitando mais informações sobre o documento recebido” e, então, a ferramenta começa a redigir.
Initial plugin text
Google Maps mais imersivo
No Google Maps, a companhia revelou o “Visão Imersiva”, que usa inteligência artificial para fundir bilhões de registros fotográficos e exibir mapas ainda mais realistas e imersivos.
A partir de agora, será possível usar essa ferramenta para ter mais detalhes do seu percurso, como tráfego, o clima na região e até a qualidade do ar. “[Assim, as pessoas poderão] vivenciar um lugar virtualmente, como se você estivesse lá”.
Inicialmente, o “Visão Imersiva” funcionará com 15 cidades até o final deste ano.
Initial plugin text
Leia também:
Vida após a morte? Bilionário diz que será congelado para reviver no futuro; entenda se técnica faz sentido e o que diz a ciência
TELEGRAM: empresa cumpre ordem do STF e apaga mensagem que atacava PL das Fake News
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: China registra primeira prisão por notícias falsas geradas pelo ChatGPT
Entenda outras tecnologias:
Programação em alta: veja como começar no setor 
Conheça o robô ‘programador’ que escreve códigos em poucos minutos
‘Deepfake ao vivo’: tecnologia que muda rosto e voz em videochamada já existe na vida real