Google lança Bard, rival do ChatGPT, para testes nos EUA e Reino Unido


Empresa foi obrigada a agilizar lançamento de robô conversador após sucesso do concorrente, que assombrou internet e garantiu contrato multibilionário com a Microsoft. Google lançou o Bard para disputar espaço com o ChatGPT
Getty Images via BBC

O Google anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento do Bard, um robô conversador para fazer frente ao ChatGPT, criado pela OpenAI e financiado pela Microsoft.
A tecnologia, ainda em fase de testes, está disponível apenas nos EUA e no Reino Unido. O funcionamento é parecido ao do ChatGPT, com uma tela simples e espaço para digitar mensagens e interagir com o robô.
O Google afirma que o Bard estará disponível em outras línguas e regiões ao longo do tempo. É possível ter uma prévia do que será a ferramenta no endereço: “https://bard.google.com/”.
Concorrência com a Microsoft
A empresa se viu obrigada a investir em tecnologias parecidas após o lançamento do ChatGPT, em dezembro do ano passado. O robô conversador assombrou a internet pela facilidade em auxiliar em tarefas cotidianas, trabalho e estudo.
O sucesso acabou rendendo um contrato multibilionário com a Microsoft, que integrará a tecnologia a plataformas como Teams, pacote Office e o navegador Edge, rival direto do Google Chrome.
Em resposta, o Google anunciou o Bard em fevereiro deste ano. Mas o anúncio foi turbulento, depois que a gigante da tecnologia divulgou, em vídeos de promoção, uma resposta errada da ferramenta.
O erro exposto para anunciantes e usuários no lançamento fez ações da Google caírem mais de mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado.
Erros nas respostas, no entanto, também são muito comuns em interações com o ChatGPT, que pode inventar fontes e fornecer informações imprecisas.
LEIA TAMBÉM:
Assim como robô do Google, ChatGPT erra sobre 1º telescópio a fotografar um planeta fora do Sistema Solar
GPT-4: OpenAI lança versão mais avançada de modelo que serve de base para o ChatGPT
LLaMA: Meta anuncia ‘rival’ do ChatGPT para pesquisadores de inteligência artificial
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia