Google anuncia mudanças em conformidade com novas regras da União Europeia
O Google anunciou, nesta terça-feira (05), uma série de mudanças significativas em suas operações em resposta à Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que visa dificultar o monopólio das big techs no mercado digital. As implementações incluem mudanças em seus resultados de busca, políticas de compartilhamento de dados e oferta de novas oportunidades para desenvolvedores.
Depois de anunciar inicialmente algumas mudanças voltadas apenas para os usuários europeus em janeiro, o Google agora está ajustando essas alterações com base no feedback recebido dos reguladores antitruste da União Europeia, bem como dos próprios usuários e dos desenvolvedores de aplicativos.
Leia também: Meta enfrenta instabilidade de serviços do Facebook, Instagram e Threads
As alterações incluem ajustes nos resultados de busca, com ênfase em direcionar mais tráfego para grandes intermediários e agregadores. Ao mesmo tempo, os resultados oferecem menos visibilidade para setores como hotéis, companhias aéreas, comerciantes e restaurantes, segundo postagem no blog da empresa.
O Google também está introduzindo novas opções para desenvolvedores de aplicativos, permitindo-lhes utilizar sistemas de cobrança alternativos, fora do Google Play, e direcionar diretamente os usuários europeus para fora dos aplicativos para promover seus produtos.
Agora, os usuários do Google serão convidados a concordar explicitamente com o compartilhamento de seus dados entre os diversos produtos e serviços da empresa. Além disso, a gigante de buscas está lançando uma nova ferramenta de portabilidade de dados na Europa, nesta semana, tornando mais simples para os desenvolvedores transferir informações dos usuários para outros aplicativos ou serviços de terceiros.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!