Google pede à FTC investigar exclusividade da Microsoft com OpenAI
O Google solicitou ao governo dos Estados Unidos que examine e rompa o acordo exclusivo entre a Microsoft e a OpenAI, que atualmente permite que a tecnologia da startup seja hospedada apenas nos servidores em nuvem da Microsoft, informou o The Information nesta terça-feira (10).
O pedido foi feito após a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA abordar o Google como parte de uma investigação mais ampla sobre as práticas comerciais da Microsoft, segundo uma fonte próxima à discussão citada no relatório.
Gigantes da tecnologia como Google e Amazon, que também competem no mercado de nuvem, estão buscando a possibilidade de hospedar os modelos da OpenAI. O objetivo é permitir que seus clientes tenham acesso à tecnologia sem depender exclusivamente dos servidores da Microsoft.
Leia também: Senado aprova marco regulatório da inteligência artificial
De acordo com o relatório, empresas que adquirirem tecnologia da OpenAI — como o ChatGPT — por meio da Microsoft podem enfrentar cobranças adicionais caso não utilizem a infraestrutura da Microsoft para suas operações.
O Google e outros concorrentes argumentam que essas cobranças extras prejudicam os clientes e criam barreiras para a adoção da tecnologia, segundo o relatório.
Procurados pela Reuters, o Google não quis comentar sobre o assunto, enquanto Microsoft, OpenAI e FTC não responderam aos pedidos de declaração.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!