Google Meet ganha tradução de voz em tempo real com IA da DeepMind

O Google anunciou nesta terça-feira (20), durante o evento Google I/O 2025, que o Meet passará a oferecer tradução de voz em tempo real. A funcionalidade utiliza um modelo de linguagem de áudio desenvolvido pela DeepMind, frente de inteligência artificial (IA) do Google, para permitir conversas mais naturais entre pessoas que falam idiomas diferentes.
Segundo a empresa, o diferencial está na preservação da entonação, expressividade e ritmo da fala original, enquanto a tradução é sobreposta em tempo real. Ainda é possível ouvir levemente a voz da pessoa falando em sua língua nativa, o que ajuda a manter a conexão emocional na conversa.
Leia também: SAP apresenta IA onipresente e mira aumento de 30% na produtividade
De acordo com reportagem do TechCrunch, a nova tecnologia deve transformar desde interações familiares, como uma conversa entre um neto que fala inglês e uma avó hispânica, até ambientes corporativos globais, conectando colegas de diferentes países com mais fluidez.
Disponibilidade em português
O recurso começa a ser liberado em versão beta para assinantes do plano de IA para consumidores a partir desta semana, inicialmente com suporte para inglês e espanhol. Outros idiomas, como português, italiano e alemão, devem ser incorporados nas próximas semanas.
A latência, ou seja, o atraso na tradução, foi minimizada a ponto de permitir que várias pessoas conversem ao mesmo tempo, algo que, segundo o Google, antes não era viável com esse nível de qualidade.
A gigante também confirmou que está preparando o recurso para empresas, com testes iniciais previstos ainda este ano para usuários do Google Workspace.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!