Google for Startups lança kit de IA para startups brasileiras

Auditório do Google for Startups, com assentos coloridos em tons de amarelo, laranja e vermelho, organizados em formato de arquibancada. Ao fundo, um grande telão exibe o logotipo 'Google for Startups', com cadeiras no palco para palestras. As paredes possuem design acústico geométrico (google for startups, google cloud)

O Google for Startups, unidade de fomento a empresas inovadoras, em parceria com a Box1824, anunciou essa semana o lançamento do GenAI Founder Starter Kit, conjunto de ferramentas criada para ajudar startups brasileiras a implementarem inteligência artificial generativa (GenAI) nos negócios. O kit é dividido em três seções que prometem orientar fundadores sobre o início da jornada com GenAI até a integração da tecnologia nas operações.

As sessões são: Fazer as perguntas certas (questionário que ajuda startups a refletirem sobre estratégias atuais e identificar oportunidades para o uso da GenAI); construir um loop de aprendizado contínuo (recursos educacionais, incluindo glossários, guias e programas, para capacitar equipes); e prototipar e experimentar (sugestões de casos de uso práticos baseados em experiências de outras startups).

Leia também: Cinco pontos para entender o projeto de lei que regula a IA no Brasil

“Estamos em um momento decisivo para a adoção da IA generativa no Brasil. O GenAI Founder Starter Kit foi criado para equipar as startups com as ferramentas e conhecimentos necessários para superar barreiras iniciais e explorar as oportunidades que essa tecnologia oferece”, explica em comunicado André Barrence, head do Google for Startups para a América Latina.

A ferramenta foi apresentada durante o Startup 20, fórum que reuniu o ecossistema de startups e tecnologia, além de pequenas e médias empresas (PMEs), como evento paralelo ao G20. Durante a ocasião, foi apresentado um estudo feito pelo Google – o Startups & IA Generativa, que pode ser baixado nesse link – que revelou que 63% das startups no Brasil ainda não possuem uma estratégia estruturada para o desenvolvimento e uso da GenAI.

O estudo também indica que 22% das startups brasileiras ainda não conseguem mensurar resultados do uso da GenAI, e 25% relataram não possuir orçamento específico para a tecnologia. A dificuldade de justificar investimentos e a escassez de profissionais qualificados são alguns dos principais obstáculos mencionados.

Desafios e oportunidades

A criação do Starter Kit foi motivada pelos resultados do estudo. Entre os desafios apontados, estão as dificuldades de mensurar resultados sobre o uso da tecnologia, além da necessidade de investimentos específicos e a carência de talentos qualificados.

“Este kit é uma resposta direta a essas necessidades, proporcionando um caminho claro para a implementação da GenAI de forma eficaz”, explica Eitan Blanche, gerente de parcerias e VCs do Google for Startups. A ideia é oferecer um roteiro para startups que buscam iniciar ou expandir o uso de GenAI.

Segundo o Google for Startups, o objetivo é ajudar os empreendedores tanto no início da “jornada com a GenAI” como apoiá-las ao longo do processo, desde a criação de estratégias iniciais até a implementação avançada e mensuração de resultados.

O GenAI Founder Starter Kit pode ser acessado nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!