Grupo DPSP amplia vendas online em mais de R$ 100 mi com prateleira infinita
O Grupo DPSP – que reúne as drogarias São Paulo e Pacheco – adotou uma solução de prateleira infinita da VTEX para dar ao vendedor a visibilidade do estoque de todas as 1.500 lojas físicas da rede. Esse tipo de solução promete minimizar a perda de vendas por falta de estoque em lojas físicas, já que a tecnologia dá ao vendedor capacidade de consultar, em um aplicativo, o estoque geral em tempo real.
O projeto no Grupo DPSP fez a companhia ampliar as vendas online em mais de R$ 100 milhões ao ano. “Na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais”, diz Leandro Rocha, diretor de canais digitais do Grupo DPSP.
A solução de prateleira infinita da VTEX unificou mais de 30 mil produtos do grupo, que vão desde medicamentos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza e cuidados para a casa. Para a companhia, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas.
Leia também: IT Forum Praia do Forte discute o impacto da integração de IA em prol da produtividade
“Com a VTEX à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos clientes”, diz Rocha.
Segundo o executivo, a solução de prateleira infinita permitiu ainda ampliar o portfólio de produtos. Usando tecnologia para marketplaces, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares e acessórios ortopédicos e hospitalares. “Esses itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas — um desafio que é superado com o marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, explica.
Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do grupo são liberados para entrega ao cliente em até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente em lojas físicas. À medida que foi ganhando presença no e-commerce, o Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!