Haddad busca investimentos para data centers nos EUA e México

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajou neste sábado (3) para a Califórnia com a meta de atrair investimentos em data centers para o Brasil. A principal pauta é o novo Plano Nacional de Data Centers, que propõe desoneração de bens de capital de tecnologia da informação e aposta na matriz energética renovável do país como diferencial competitivo.
Em Los Angeles, Haddad participa de fórum econômico e de jantar privado com investidores internacionais promovido pelo Instituto Milken. Na segunda-feira (5), ele apresenta o panorama econômico brasileiro em sessão fechada com líderes do Milken e terá encontros com executivos de Google, Nvidia e Amazon, entre outras big techs. Na terça (6), deve receber cerca de 40 vice-presidentes de empresas de tecnologia em café da manhã promovido pela Amcham Brasil.
Leia também: Odata anuncia novo data center no México, com 300 MW de capacidade
Desoneração e sustentabilidade
O plano que Haddad defende prevê isenção de impostos sobre equipamentos de tecnologia da informação para centros de dados instalados no país. “Queremos divulgar o marco regulatório do Plano Nacional de Data Centers. Somos deficitários: contratamos 60% da nossa TI fora do país, o que significa não apenas remessa de dólares, mas subinvestimento no Brasil”, afirmou ele em São Paulo na última segunda-feira.
O governo brasileiro destaca a alta participação de fontes renováveis na matriz de energia como atrativo para empresas que buscam reduzir pegada de carbono.
Agenda nos EUA
4 de maio (domingo)
– Jantar privado com investidores do Instituto Milken, em Los Angeles.
5 de maio (segunda-feira)
– 9h: reunião com Ruth Porat, diretora-financeira do Google.
– 10h: sessão privada para investidores globais no Milken.
– 11h30: debate público com a vice-presidente do Milken, Laura Lacey.
– 15h: reunião com Jensen Huang, presidente-executivo da Nvidia, em San José.
– Visita às instalações da Nvidia.
6 de maio (terça-feira)
– 9h: café da manhã com 40 executivos (Amcham Brasil).
– 10h30: reunião bilateral com executivos da Amazon.
Parceria com o México
Na quarta-feira (7), Haddad viaja ao México para reforçar laços bilaterais e discutir “globalização sustentável” com o secretário da Fazenda do país, Edgar Amador Zamorra. O encontro segue orientação dos presidentes Lula e Sheinbaum, que debateram o tema na última conferência da Celac. No Brasil, o plano de data centers será submetido ao Congresso nas próximas semanas.
*Com informações da Agência Brasil
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!