Haddad diz que governo vai editar MP para ‘recalibrar’ decreto do IOF

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad se reuniu na noite deste domingo (8) com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) na residência oficial da presidência da Câmara para discutir alternativas ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O encontro, que começou por volta das 18h, contou com a participação de líderes partidários do Congresso, e da ministra Gleisi Hoffmann.

Após sair da reunião de cerca de cinco horas, Haddad afirmou que a reunião foi histórica e foi pautada por quatro temas principais. Segundo ele, o governo deve editar uma MP que deve tratar de bets. “Uma é a Medida Provisória que vai disciplinar determinadas matérias de arrecadação, que visa o mercado, sobre arrecadação e temas afins. Amanhã explicaremos o aspecto das bets. Apresentaremos os primeiros dados coletados. A proposta original era aumentar para 18%. Essa MP vai nos permitir recalibrar o decreto do IOF, para reduzir as alíquotas do decreto original”, explicou o ministro.  Ele comentou que vai aguardar o presidente Lula voltar da França para comunicar o que ficou acordado durante o encontro.

Hugo Motta também classificou o encontro como positivo. “O governo, atendendo essa posição do presidente do Senado e do presidente da Câmara, representando as duas casas, hoje trouxe essa alternativa onde o decreto será refeito com uma calibragem, diminuindo de forma significativa os seus efeitos. Será anunciado pelo governo com a volta do presidente da República”, declarou.

“Para resolver a situação das contas públicas o governo apresenta uma medida provisória, que na nossa avaliação, ela traz uma compensação financeira para o governo, mas muito menos danosa que a continuidade do decreto do IOF como foi proposto de forma inicial”, pontuou.

em atualização