Hytera admite roubo de segredos comerciais da Motorola Solutions

Fachada de um prédio corporativo com o logotipo da Motorola Solutions em destaque, sobre um céu azul claro

A Hytera Communication se declarou culpada pelo roubo e apropriação indevida de segredos comerciais confidenciais e informações proprietárias da Motorola Solutions. A admissão de culpa foi formalizada em um processo criminal junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

No processo, a Hytera admitiu ter obtido, sem autorização, documentos e código-fonte da Motorola Solutions relacionados à tecnologia DMR (rádio móvel digital). A empresa também confessou ter utilizado essas informações para desenvolver seus próprios produtos DMR.

“A admissão de culpa da Hytera no tribunal federal valida as extensas evidências de sua conduta criminosa, e seguimos determinados a responsabilizá-la por suas ações ilegais e flagrantes”, afirmou Greg Brown, presidente e CEO da Motorola Solutions.

Leia mais: Temores de guerra comercial abalam ações das gigantes automotivas e Big Tech dos EUA após tarifas de Trump

“Agradeço ao Departamento de Justiça por sua diligência na condução deste caso. Continuaremos a defender vigorosamente nossa valiosa propriedade intelectual e segredos comerciais em benefício da nossa empresa, clientes e acionistas”, completou.

Em 2021, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou acusações criminais contra a Hytera e sete de seus funcionários, incluindo Gee Siong Kok, então vice-presidente sênior da empresa. Kok se declarou culpado em 2023 e aguarda sentença; os outros seis funcionários da Hytera permanecem foragidos.

Sob os termos do acordo, a Hytera deverá ser sentenciada em novembro de 2025, quando se espera que o Tribunal Distrital dos EUA determine o pagamento de restituição à Motorola Solutions e de uma multa criminal ao governo norte-americano.

Além disso, há um litígio civil em andamento movido pela Motorola Solutions contra a Hytera.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!