Inteligência artificial aumenta em 58% eficiência de campanha da Heineken
Para potencializar a performance das publicações durante a Heineken Village, durante o último Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, a empresa investiu em inteligência artificial. A Heineken usou uma plataforma de IA da Vidmob que analisa dados para impulsionar resultados de desempenho de marketing de grandes marcas.
Com isso, a Heineken registrou aumento de 58% de eficiência nos vídeos que promoviam o evento no Instagram e no Facebook.
A eficiência de uma campanha é calculada a partir dos resultados atingidos pelos vídeos produzidos a partir de insights criativos da Vidmob, em comparação com resultados alcançados antes da otimização dos conteúdos. Na campanha, que contou com quatro vídeos, os criativos da Vidmob reduziram em 58,1% o CPM (valor investido a cada mil impressões do anúncio) e o CPC (custo por clique) caiu 14,9%.
Leia também: CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo
A ferramenta de IA da Vidmob decupa os anúncios, frame a frame, e identifica elementos que aparecem na imagem. Por exemplo, se há pessoas, objetos em cena, cores, se o vídeo é indoor ou outdoor, entrada e posição de logomarca, textos, entre outros elementos. Após isso, as informações são cruzadas com outros dados e fornecem à empresa dicas para melhorá-los.
No caso da Heineken, os insights revelaram que a presença da pista de corrida em forma de desenho, assim como elementos de textos, impactaram negativamente os usuários nos primeiros três segundos de vídeo. A sugestão da Vidmob reduzir texto e elementos, preferindo apenas a escrita “Heineken Village”, que apresentou melhores resultados.
Foi possível identificar também que a imagem aérea do autódromo reteve os usuários e aumentou interações, como reações, compartilhamentos e comentários. A plataforma da Vidmob também sugeriu uma mensagem mais direta, com datas, endereço e como chegar ao evento. Nos stories, a sugestão foi de antecipar a imagem área para o início do vídeo.
A presença feminina também foi fator importante para retenção e interações, principalmente nos stories. Nesse formato e no feed, a Vidmob sugeriu a presença de pessoas nos espaços, como shows, tirolesa e bares.
Heineken 0.0
O grande objetivo da marca de cerveja com a campanha foi promover sua cerveja sem álcool, a Heineken 0.0. A empresa tem apostado na presença em grandes festivais, como Rock in Rio e The Town, e eventos como a CCXP– sua versão sem álcool – para atrair a curiosidade do público mais jovem, grande consumidor da bebida.
A marca também está em grandes eventos esportivos, como a Fórmula 1, e por isso faz durante o GP do Brasil ativações como a Heineken Village. O espaço imersivo vai além da corrida, com shows, games e outras atividades.
“O consumo de cerveja zero não está condicionado apenas às pessoas que não bebem álcool, mas, sobretudo, àquelas que não queiram consumir álcool em determinadas ocasiões, adotando uma conduta de consumo responsável. O nome disso é personalização”, diz em comunicado Fernanda Saboya, diretora de Consumer Connections na Heineken. “A Heineken Village é um exemplo desse modelo que oferece interação e sinergia entre o consumidor e a marca”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!