IA é o grande mote dos anúncios da Cisco na edição 2024 do Live

Cisco, IA

A IA não é apenas tendência tecnológica, mas fator de resiliência digital em telecomunicações e conectividade. Essa é a mensagem da americana Cisco, que começou o seu tradicional evento Live de 2024 na terça-feira (4). Inovações e investimentos em inteligência artificial são, naturalmente, o mote do evento.

Nele, aliás, a empresa anunciou um investimento bilionário em startups que trabalham com inteligência artificial. A Cisco Investments formou um fundo de US$ 1 bilhão para expandir e desenvolver soluções de IA, e está investindo em startups como a Cohere, a Mistral AI e a Scale AI.

Mas em se tratando do próprio portfólio, a Cisco lançou uma série de soluções de rede, segurança e observabilidade com IA e “projetadas para oferecer aos clientes a visibilidade e os insights necessários para conectar e proteger toda a sua presença digital e desenvolver resiliência digital”, diz o comunicado enviado à imprensa.

“A Cisco está numa posição única para revolucionar a forma como a infraestrutura e os dados conectam e protegem empresas de todos os tamanhos, e estamos confiantes de que somos o parceiro estratégico certo para os nossos clientes nesta era da IA”, diz Chuck Robbins, presidente e CEO da Cisco.

Anúncios com IA

Entre os muitos anúncios da Cisco com IA embarcada nessa edição do Live estão, por exemplo, o Nexus HyperFabric AI. Recém-desenvolvida pela Cisco e pela queridinha Nvidia, ela promete tornar mais fácil implantar, gerenciar e monitorar modelos e aplicativos de IA generativa sem a necessidade de conhecimentos e habilidades profundas de TI. Promete visibilidade e análise de toda a jornada de IA e simplificação de implantação e operação de infraestrutura de IA.

Em segurança, a Cisco anunciou novos recursos no Security Cloud, com uma “postura de segurança” fortalecida por IA e apoiada por infraestrutura de firewall, além de novas fontes de telemetria, visibilidade de rede e arquitetura de gerenciamento nativa de IA.

Anunciou também suporte do Hypershield para DPUs AMD e IPUs Intel. A promessa é que as empresas tenham uma arquitetura de segurança distribuída e orientada por IA dos data centers até a borda, com alto desempenho e eficiência energética.

Em observabilidade, a empresa anunciou os primeiros frutos da aquisição da Splunk – a maior da história da Cisco, anunciada em 2023 e que custou US$ 28 bilhões. No evento, a Cisco anunciou que seu assistente de IA será combinado ao Splunk Log Observability com o AppDynamics Application Performance Monitoring (APM.

A promessa é dar aos usuários orientações e insights significativos para decisões embasadas com mais rapidez e precisão.

A IA também é a grande orientadora das novidades no portfólio de contact center e trabalho híbrido da Cisco. Novos recursos no Webex prometem dar às organizações experiências de autoatendimento conversacional, um assistente de IA para agentes e soluções de agentes virtuais de terceiros.

O assistente de IA para Webex Suite também está disponível.

Canais de IA

A Cisco também anunciou uma primeira etapa de treinamento de especialização de parceiros em IA. O objetivo, segundo a companhia, é dar aos parceiros “o conhecimento necessário para otimizar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA usando a tecnologia Cisco”.

Serão explorados fundamentos de IA, incluindo principais conceitos e termos, taxonomia de soluções de IA e visão geral da estratégia, governança e casos de uso da Cisco com a tecnologia.

Uma nova certificação da Cisco em design de arquitetura moderna de IA também foi anunciada. A promessa é dar aos funcionários das revendas habilidades de nível especializado e independentes de fornecedor necessárias para projetar redes e computação modernas de IA e machine learning.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!