Com IA, Auren Energia garante 68% de assertividade na compra e venda de energia
Com o uso de inteligência artificial, a Auren Energia conquistou um grande salto de assertividade na compra e venda de energia nos últimos anos, contribuindo diretamente com os seus negócios. Implementado em parceria com a Aquarela Analytics, o projeto consistiu no desenvolvimento de um robô orientado por mais de 50 premissas para auxiliar na formação do preço de energia de curto e médio prazo. Ao todo, o algoritmo já executou mais de 520 operações e resultou em uma assertividade de 68%.
Raul Cadena, Vice-presidente de clientes e Comercialização da Auren Energia, conta que o uso de inteligência artificial na comercialização dos produtos de energia surgiu da necessidade da mesa de negociações de commodities elétrica em fortalecer as tomadas de decisões, obtendo teses de investimentos para horizonte de curto e médio prazo. Para qualificar o gerenciamento das estratégias, um grupo colaborativo foi criado em parceria com a empresa Aquarela, para o desenvolvimento de uma plataforma capaz de integrar o planejamento energético com a ciência de dados e elevar a eficiência operacional.
Leia mais: Acer quer tornar produção de linha de notebooks neutra em carbono
A solução realiza um mapeamento setorial avaliando quesitos que envolvem a gestão de riscos e a curva de retorno otimizada, baseada em um indicador que aponta a lucratividade.
O algoritmo também gera uma base diária de recomendações para a melhor posição, considerando o menor custo e a assertividade. Além disso, executa processos comparativos para observar a melhor rota de precificação, auxiliando na gestão das métricas e na geração de insights.
A Auren Energia tem colocado a tecnologia como um dos pilares de sua estratégia de negócios. Segundo a empresa, a IA é implementada como um instrumento de transformação para oferecer maior eficiência energética, preços competitivos e diversificação de produtos. Como parte do planejamento, a empresa afirma investir em uma plataforma de negócios integrada que soma recursos de telemedição, gestão de consumo e serviços de inteligência com foco no ganho em escala e na redução dos custos.
“O uso da tecnologia abre janelas para o futuro dos negócios e nos ajuda a ter recursos mais sofisticados para criar produtos e serviços, agregando valor ao portfólio. Neste sentido, podemos oferecer soluções automatizadas com simplificação e inteligência, para aqueles clientes que não tem uma área de planejamento energético, mas buscam qualidade, ofertas customizadas e energia limpa”, afirma Cadena.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!