IA generativa exigirá novas habilidades de 80% dos engenheiros de software até 2027

A inteligência artificial generativa (GenAI) criará papéis na área de engenharia de software e operações, exigindo que 80% dessa força de trabalho desenvolva novas habilidades até 2027. É o que indica uma nova pesquisa do Gartner, segundo a qual a GenAI vai transformar o papel dos engenheiros.
“Alegações ousadas sobre o potencial da IA geraram especulações de que ela poderia reduzir a demanda por engenheiros humanos ou até substituí-los completamente”, diz em comunicado Philip Walsh, analista do Gartner. “Embora a inteligência artificial transforme o papel dos engenheiros de sistemas no futuro, a experiência e a criatividade humanas sempre serão essenciais.”
Segundo os analistas do Gartner, a IA vai alterar o papel da engenharia de software em três momentos. Primeiro, no curto prazo, vão gerar aumentos modestos de produtividade, complementando padrões de trabalho e tarefas dos desenvolvedores. Profissionais sêniores em empresas com práticas de engenharia maduras terão maiores vantagens.
Leia também: Quem regula o futuro digital do Brasil? Anatel defende a criação de um órgão especializado
No médio prazo, os agentes de IA transformarão os padrões de trabalho dos desenvolvedores, permitindo que automatizem e deleguem mais tarefas. Nesse contexto surgirá o que a consultoria chama de “engenharia de software nativa de IA”, quando a maior parte dos códigos será gerada por IA, não por humanos.
No longo prazo, surgirá a “engenharia de IA”. É um momento em que as empresas vão precisar de ainda mais engenheiros de software qualificados para atender à crescente demanda por sistemas habilitados para a IA, diz o Gartner.
“Desenvolver um programa com inteligência artificial exigirá uma nova geração de profissionais de software: o engenheiro de IA”, diz Walsh. “[Ele] possui uma combinação única de habilidades em engenharia de software, ciência de dados e IA/ aprendizado de máquina, que serão muito procuradas.”
Uma pesquisa do mesmo Gartner com 300 empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido indica que 56% dos líderes de desenvolvimento de software classificaram o engenheiro de IA/machine learning como a função a ser mais demandada já em 2024, apesar da lacuna de habilidades disponíveis no mercado.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!