IA generativa desenha nova era de smartphones

IA Generativa smartphone

A integração da inteligência artificial (IA) nos smartphones marca uma nova era, em que os dispositivos se tornam mais inteligentes, eficientes e intuitivos para o usuário. Fruto de recursos cada vez mais avançados, a IA melhora a experiência de uso, permitindo que o smartphone entenda padrões de comportamento e se adapte automaticamente às necessidades do usuário.

No coração dessa evolução, estão tecnologias poderosas, protagonistas de um mercado em franca evolução. Somente em 2023, a MediaTek, fornecedora de chips, investiu perto de US$ 3,6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para liderar esse segmento, de acordo com Samir Vani, diretor de Negócios da MediaTek para a América Latina.

O chipset Dimensity 9400, processador de segunda geração All Big Core, com recursos avançados para inteligência artificial, computação, games e fotografia, é a mais nova cartada da empresa para preservar seu posicionamento diante da forte concorrência.

“Somos líderes no Brasil, na América Latina e globalmente, além da liderança global também no mercado de processadores para smart TVs”, destacou Vani durante MediaTek Day, em São Paulo.

Com o Dimensity 9400, prossegue o executivo, entre inúmeros avanços, é possível criar textos para vídeos, habilitar a conversão de texto em imagem em tempo real com prompts e ainda diferentes tipos de animação nos smartphones. “Tudo isso com muita eficiência e respostas rápidas. Estamos à frente com menor consumo de energia e acima em pico de performance.”

Os processadores modernos não são apenas componentes que permitem rodar aplicativos e tarefas comuns — eles são a base que permite à IA generativa operar de maneira eficiente em dispositivos móveis, possibilitando a criação de conteúdos em tempo real, a personalização instantânea de experiências e a análise de dados complexos de forma rápida e fluida.

Google aposta as fichas no Gemini

Presente ao evento, com a credencial de parceiro da MediaTek, Marcelo Ferrante, head de Parcerias Android do Google no Brasil, lembrou os 15 anos de presença do Android em território nacional. Destacou ainda que, nos últimos cinco anos, a tecnologia tem desempenhado papel significativo na economia brasileira, impulsionando diversos setores e fomentando o crescimento tecnológico.

“O Android é o sistema operacional dominante no Brasil, com mais de 80% de participação de mercado em dispositivos móveis. São mais de 35 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil via Android. É, sem dúvida, uma das plataformas de democratização do acesso à internet”.

A estrela de 2024, e que deve ganhar impulso em 2025, é o Google Gemini, inteligência artificial da empresa, que chega na mira da popularização do uso da IA em smartphones, prometendo proporcionar experiências personalizadas e altamente inovadoras aos usuários brasileiros. “O Google Gemini é o principal ator da nossa estratégia.”

O sucesso da trajetória do Android no País, segundo Ferrante, mora na potência do seu grande ecossistema para o segmento, em colaboração com empresas de destaque, fabricantes e operadoras. “E especialmente com a valorização das expectativas dos consumidores e suas demandas. A nossa inovação sempre surge a partir do consumidor”, revelou o executivo.

Nessa trilha, os smartphones estão se transformando em verdadeiros hubs inteligentes, prontos para gerenciar desde o uso de aplicativos até o controle de dispositivos conectados em casa, promovendo um ambiente digital mais integrado e seguro e até surpreendente.

A IA generativa nos smartphones é uma nova revolução tecnológica. Ela está redefinindo a forma como interagimos com nossos dispositivos e criando possibilidades para produtividade, criatividade e personalização.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!