IA generativa: 99% das organizações estão planejando novos investimentos

Imagem representando a integração de inteligência artificial com o mundo. Uma pessoa segura uma representação digital do globo terrestre em uma mão e, na outra, um cérebro estilizado com o símbolo 'AI' no centro, simbolizando tecnologia avançada e conexão globalHomem em traje formal segurando uma representação digital do globo terrestre em uma mão e um símbolo de cérebro com um chip de inteligência artificial (AI) na outra. A imagem destaca a integração entre tecnologia avançada e gestão global, com circuitos e luzes azuis que simbolizam inovação, conectividade e o impacto da inteligência artificial no mundo (IA, Inteligência Artificial, IA, gigantes, generativa, empresa, startups, gestão, OpenAI Anthropic, código aberto, setor financeiro, open, valor, ia generativa)

Praticamente todas, ou 99% das organizações, estão planejando fazer novos investimentos em inteligência artificial generativa nos próximos meses. E mais de oito em dez (83%) já usam a tecnologia de alguma forma. É o que revela uma pesquisa da NTT Data divulgada essa semana, em que foram ouvidos 2,3 mil líderes empresariais e de TI de 12 setores e 34 países.

A pesquisa – chamada Perspectivas para 2025: como as organizações estão moldando seu destino com IA generativa – indica, segundo a consultoria multinacional, uma transição de um cenário de especulação para investimentos concretos em GenAI. A tecnologia não seria mais vista como distante ou experimental, mas um eixo estabelecido de transformação, inclusive de cultura corporativa, conformidade, segurança e sustentabilidade.

De acordo com os dados, 97% dos CEOs acham que a IA generativa terá impacto substancial em suas empresas até 2025. Para 70% dos líderes, a mudança será rápida e as organizações precisam se adaptar para não ficarem para trás.

Ultima semana: Inscreva-se no prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’!

A maioria das organizações já começou a implementar IA generativa, com 83% dos líderes afirmando que as empresas já contam com estratégias e equipes especializadas bem definidas para a aplicar a tecnologia. No entanto, cerca de 51% ainda não alinham estratégias com planos de negócios, o que pode impactar atrapalhar o retorno sobre os investimentos.

“À medida que vamos além da experimentação, surge a dúvida: se formos muito rápido, corremos o risco de enfrentarmos circunstâncias imprevistas e, se formos muito devagar, podemos ficar para trás. Ou seja, aplicar a IA generativa corretamente não é mais uma opção”, diz Luis Quilles, diretor de IA da NTT DATA. Para ele, aproveitar o potencial da IA de maneira responsável será crucial para o sucesso das organizações.

Desafios e conhecimento

Entre os desafios apontados pelos entrevistados, 90% destacam a infraestrutura legada como um dos maiores obstáculos para a adoção eficaz da IA generativa. Para 96% dos CIOs e CTOs, soluções em nuvem podem dar suporte a aplicativos de IA generativa e impulsionar a inovação, além de otimizar processos de personalização, gestão de informações, controle de qualidade e outros.

Porém, os líderes alertam para a necessidade de um planejamento estratégico e da adaptação constante das operações empresariais para integrar a IA generativa de forma eficiente.

Para 67%, os colaboradores ainda não possuem as habilidades necessárias para lidar com a IA generativa. Cerca de 50% das empresas estão desenvolvendo programas de capacitação para superar lacunas como resistência, preocupações com segurança, falta de conhecimento da tecnologia ou valor percebido limitado para os usuários.

Para 82%, regulamentações governamentais sobre IA ainda não são claras, o que dificulta a implementação de estratégias. Já 45% dos CISOs expressaram preocupação com a tecnologia, dizendo que se sentem “pressionados, ameaçados ou sobrecarregados”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!