Para diretor da Deal Technologies, IA no Brasil atingirá maturidade em 2026

IA no Brasil

A aplicação de IA no Brasil em diversos setores e finalidades nas empresas tem elevado o nível e prática da tecnologia. Na análise do Diretor de Operações da Deal Technologies, Douglas Costa, a IA vem ganhando força estratégica nas ações dentro das empresas e a partir de 2024 será ainda mais relevante. Entretanto, o pico da sua maturidade se dará, em sua opinião, em dois anos.

“Houve um movimento de aceleração nos últimos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19, e temos na recém-lançada inteligência artificial generativa um vetor decisivo e emblemático”, afirma o executivo.

Em sua visão, a IA será fundamental para a redução de custos e vai transformar ainda mais o relacionamento das empresas com seus diversos públicos, principalmente com o cliente final.

Leia mais: A regulamentação da Inteligência artificial é vital

Fatores como a forte adoção da computação em nuvem, com grande volume do compartilhamento de informações e dados, devem posicionar as empresas em um lugar de vanguarda. “O uso de IA exige alta capacidade de previsão, essencial para tirar o melhor proveito de seus benefícios e reduzir o potencial impacto negativo sobre o negócio”, explica Costa, que complementa: “Embora no mundo globalizado, com muitos avanços tecnológicos de IA, a utilização em grandes indústrias, por exemplo, ainda é incipiente, o setor precisa aprender a investir e evoluir”, pontua.

O executivo também projeta uma maturidade tecnológica, de fato e em geral no Brasil, apenas em três anos. “A explosão da IA em curso no Brasil estará madura a partir de 2026”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!