IA será copiloto para desenvolvedores, acredita arquiteto da Microsoft
Diante da explosão no uso de Inteligência Artificial (IA) também no universo do desenvolvimento de software, os profissionais da área estão vivenciando uma revolução em suas abordagens. Imagine escrever código, criar testes, adicionar comentários e até gerar documentação, tudo a partir de prompts simples em linguagem natural. O impacto, portanto, da IA e da IA generativa na produtividade e criatividade dos desenvolvedores é enorme.
Fabio Hara, arquiteto da Microsoft Brasil, veterano com 26 anos de experiência na área de tecnologia, e que atua há mais de 16 anos na empresa, e compartilhou insights valiosos sobre como a IA tem influenciado a carreira dos desenvolvedores.
Segundo ele, a IA ganha importância e relevância crescente na comunidade técnica de desenvolvedores. Antes, havia uma escassez de casos de uso, mas agora a IA é aplicada para resolver uma variedade de desafios no desenvolvimento e criação de aplicações. Um exemplo prático é a facilitação da documentação de código, uma tarefa historicamente desafiadora que a IA realiza com eficiência.
“Um cenário que sabemos que todo mundo tem dificuldade é a documentação de código. E até mesmo cenário de conversões de código. Fiz uma linguagem X e quero mudar para linguagem Y”, explicou Hara durante a entrevista.
O arquiteto ressaltou o interesse crescente dos desenvolvedores em criar códigos de forma mais rápida e eficiente, impulsionado pela capacidade da IA de entender e basear suas sugestões em melhores práticas. Ele enfatizou que a IA não só beneficia os desenvolvedores iniciantes, mas também melhora a experiência global de desenvolvimento de talentos mais experientes.
Hara observou que, no Brasil, os desenvolvedores frequentemente trabalham com várias linguagens e têm conhecimentos amplos, diferentemente de outras regiões do mundo, como nos Estados Unidos, onde a especialização é mais comum. Ele vê isso como um cenário interessante e único que a IA ajuda a potencializar a atuação de talentos locais.
IA para a comunidade técnica da Microsoft
Quanto ao suporte oferecido aos desenvolvedores, Hara destacou os esforços da Microsoft em disponibilizar documentação em inglês e português, bem como um portal dedicado à IA, repleto de exemplos de código, tutoriais e documentação. A empresa também conta com diversos cursos gratuitos sobre o tema. Um deles, inclusive, sobre IA generativa em parceria com o LinkedIn.
Ele enfatizou a importância da colaboração da comunidade, que contribui com conhecimento, tornando o conteúdo mais rico e diversificado. “São muitos conteúdos. Separamos conteúdo para IA para devs e aplicações usando no code e low code para IA generativa, também para times de negócios”, disse Hara.
IA impulsiona carreira de devs?
O arquiteto também compartilhou sua visão sobre o papel emergente da IA nas carreiras dos desenvolvedores. Ele acredita que, assim como a nuvem se tornou parte integrante do currículo, a IA seguirá o mesmo caminho. Para Hara, a IA será como um copiloto para os desenvolvedores, auxiliando na criação de códigos inovadores e acelerando o processo de desenvolvimento.
“IA vai virar um copiloto. Vai ajudar a criar, criar códigos que não pensavam antes, será uma competência extra. A IA sozinha não faz nada, você precisa trabalhar junto com ela”, afirmou Hara.
Quanto ao futuro, Hara antecipou uma tendência crescente na análise de dados internos, com a IA desempenhando um papel fundamental na extração de inteligência desses dados. Ele também destacou o constante lançamento de novos recursos na evolução rápida da IA.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!