IBM e L’Oréal anunciam modelo de IA para criação de ‘cosméticos sustentáveis’

Prateleira de uma loja com produtos da marca L'Oréal Paris em destaque. A exposição inclui uma ampla variedade de cosméticos, como bases, corretivos, batons e sombras, organizados por categorias. Pôsteres publicitários acima das prateleiras mostram modelos com diferentes tons de pele, destacando a diversidade e os benefícios dos produtos. O layout iluminado e bem organizado facilita a visualização e escolha dos itens. (loreal, cosmeticos, ibm, ia generativa, produtos sustentáveis)

A IBM e a fabricante de cosméticos francesa L’Oréal anunciaram nessa quinta-feira (16) uma colaboração usar inteligência artificial generativa (GenAI) na formulação de cosméticos. O objetivo seria facilitar o uso de matérias-primas sustentáveis e reduzir desperdício de energia e suprimentos.

A iniciativa prevê o desenvolvimento de um modelo de base de IA personalizado, projetado para, segundo as partes, “aumentar significativamente a capacidade das equipes de pesquisa e inovação da L’Oréal”. Segundo a fabricante de cosméticos, é o primeiro modelo de base de formulação na indústria de cosméticos.

Veja mais: Próximo grande problema ambiental do mundo pode vir do espaço

“Como parte do nosso Programa de Transformação Digital, esta parceria ampliará a velocidade e a escala do nosso pipeline de inovação e reformulação, sempre alcançando padrões mais elevados de inclusão, sustentabilidade e personalização em nossos produtos”, diz em comunicado Stéphane Ortiz, chefe de inovação e desenvolvimento de produtos da L’Oréal Research & Innovation.

A criação do modelo de IA usará formulações e pontos de dados de componentes para acelerar a formulação de novos produtos, reformulação de cosméticos existentes e otimização para produção em escala. Segundo a IBM, 4 mil pesquisadores da L’Oréal no mundo usarão a tecnologia nos próximos anos.

O projeto inclui apoio da IBM Consulting.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!