Ibovespa fecha em queda de 1,27% após desempenho positivo em janeiro
O Ibovespa registrou uma queda de 1,27%, encerrando o dia a 124.619,40 pontos, com um volume de negócios de R$ 21,1 bilhões. Após um desempenho positivo em janeiro, quando subiu cerca de 5%, o índice também apresentou um recuo de 1,20% na primeira semana de fevereiro. No acumulado do ano, o índice ainda apresenta uma valorização de 3,60%. Nos Estados Unidos, os principais índices de ações também enfrentaram perdas, com o S&P 500 caindo 0,95% e o Nasdaq apresentando uma queda de 1,36%.
O dólar se valorizou, assim como os rendimentos dos Treasuries e da curva de juros no Brasil. A incerteza no mercado foi intensificada por notícias sobre possíveis novas tarifas que o presidente americano, Donald Trump, pode anunciar. Os dados de emprego nos EUA, divulgados para janeiro, mostraram uma criação de vagas abaixo do esperado.
A combinação de resultados mistos no mercado de trabalho americano e o aumento dos rendimentos dos Treasuries impactou negativamente as bolsas de Nova York, dificultando a avaliação das perspectivas para a política monetária dos EUA. No Brasil, o Ibovespa aprofundou suas perdas, com o Bradesco liderando as quedas, apresentando uma desvalorização de 3,93%. As ações da Petrobras e da Vale também tiveram perdas, embora em menor escala.
Por outro lado, algumas ações se destacaram positivamente no Ibovespa. Totvs, Hapvida e Fleury apresentaram altas de 2,69%, 2,64% e 1,83%, respectivamente. O Termômetro Broadcast Bolsa indicou que as expectativas para o desempenho das ações no curto prazo se tornaram menos otimistas, com 25% dos investidores prevendo alta e 37,5% cada para estabilidade e baixa.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias