Igor Freitas, VP de tecnologia da Cogna, completa cem dias à frente da TI e revela desafios
Igor Freitas, vice-presidente de tecnologia da Cogna, empresa de soluções educacionais, completa seus primeiros 100 dias à frente da TI da companhia, trazendo consigo uma vasta experiência em diversos setores. Nascido na África do Sul, sua jornada profissional abrange desde fornecedor até consultor de software, com passagens por bancos, varejo alimentar e agora, o setor educacional.
Em entrevista exclusiva ao IT Forum, Freitas compartilhou seus desafios e visões para a área de tecnologia da Cogna, destacando a importância de alinhar a TI aos objetivos dos negócios. “Busco uma relação do valor da tecnologia para o negócio. Não só porque temos grande potencial de transformar a empresa, mas também por questão de propósito e visão de longo prazo de grande transformação quando pensamos em educação.”
Com mais de 60 marcas sob seu guarda-chuva, mais de 2,4 milhões de estudantes de todo o Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior, sendo destes 1,2 milhão de alunos no ensino superior, a Cogna possui impacto significativo na educação brasileira. Freitas destaca: “Somos uma empresa de conteúdo para montar o melhor o aprendizado.”
Um dos principais focos do executivo na nova empreitada é a integração dentro do vasto ecossistema da Cogna, buscando criar sinergias entre as diferentes marcas e tecnologias para oferecer uma experiência de aprendizado mais coesa e eficiente. “Meu objetivo é criar capacidades que possam ser utilizadas em graduação e pós, mas também escolas em nosso ecossistema de parceiros.”
Olhando para o médio prazo, Freitas destaca quatro elementos-chave da TI da Cogna: a modernização e a integração de aplicações, o fortalecimento da oferta de soluções White label, a evolução contínua da segurança da informação e a maximização do potencial dos dados por meio da inteligência artificial (IA).
Nesse contexto, a presença de Freitas no conselho executivo da empresa destaca a crescente importância da tecnologia na tomada de decisões estratégicas. Com a agenda de inteligência artificial já no horizonte, Freitas e sua equipe estão prontos para liderar a próxima fase da transformação digital na educação, impulsionando a eficiência operacional, a geração de receita e, acima de tudo, a satisfação dos alunos e professores.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!