Infinera promete revolucionar conexão de dados com novos subsistemas ópticos
A Infinera, empresa norte-americana de soluções de redes ópticas, aproveitou a Futurecom, feira de telecom que acontece nesta semana em São Paulo, para revelar novidades em seu portfólio. Os lançamentos incluem uma linha de subconjuntos ópticos de transmissão-recepção de alto desempenho (TROSAs), processadores de sinais digitais programáveis (DSPs) e uma linha de transceptores ópticos plugáveis inteligentes e de alto desempenho.
Alexandre Salomão, country manager da Infinera Brasil, apresentou a linha baseada nos blocos de construção de subsistemas integrados verticalmente da Infinera, ICE-X. Segundo ele, o diferencial do ICE-X está no desempenho, já que a o chip propõe automação e programabilidade para permitir aos operadores de rede implementar soluções de forma mais eficaz em roteadores, switches e servidores, sem comprometer desempenho, visibilidade ou resiliência da rede.
“A Infinera não apenas fornece soluções ópticas abrangentes, desde redes de acesso até sistemas submarinos, mas também está na vanguarda das tecnologias emergentes, como o 5G. Com o aumento da demanda por largura de banda e baixa latência, desenvolvemos o ICE-X, que redefine os padrões de transporte óptico”, destaca ele.
Em solo nacional, o primeiro cliente a contar com a tecnologia será a FiBrasil, empresa ISP de rede FTTH neutra, que atenderá a SIM, na região centro-oeste. “Fizemos testes e validações em laboratório. E agora, vamos passar a testar na rede da SIM no Brasil. Eles conseguirão contar com redes neutras, múltiplas velocidades, baixa latência, redução do CAPEX e OPEX, melhoria do time do market, possibilidade de integração das redes IPs e ópticas, e reutilizar da estrutura de fibra”, lista Salomão.
Infinera: de olho no futuro
À medida que o mundo se torna cada vez mais dependente da conectividade, a Infinera está pavimentando o caminho para um futuro em que as comunicações são mais rápidas, eficientes e acessíveis para todos, garante o executivo, informando que a inovação está no DNA da empresa.
Salomão explica que a Infinera é uma empresa global com uma produção altamente verticalizada, o que significa que controla todo o processo de produção do semicondutor, desde o tratamento do mineral até a integração nos dispositivos finais. Esse contexto provê à empresa alto poder de criar, garante. “O diferencial-chave da empresa é o uso de fosfeto de índio em vez de silício, eliminando os impactos da escassez de silício que afetam muitos no mercado”, conta.
Sediada na Califórnia, a Infinera possui mais de 1,9 mil patentes e opera em cinco continentes, atendendo a mais de mil clientes em mais de 45 países. No Brasil e na região CALA, a empresa estabeleceu sua presença estratégica com escritórios em várias cidades, incluindo São Paulo, Argentina, Bogotá e Cidade do México. A partir dessas bases, a Infinera oferece suporte técnico e atendimento a clientes em toda a América Latina, destacando-se como uma força significativa na região.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!