Ingram Micro confirma ataque de ransomware como causa de pane em seus sistemas

Logotipo da Ingram Micro em destaque na fachada de um prédio corporativo com janelas de vidro reflexivas, que refletem o céu azul e partes de outros edifícios ao fundo. A logo está localizada no canto superior de um edifício moderno

A Ingram Micro, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do mundo, confirmou nesta segunda-feira (7) que um ataque de ransomware é responsável pela paralisação de suas operações, que teve início na última quinta-feira. A informação foi divulgada antes da abertura do mercado nos Estados Unidos, segundo reportagem de Zack Whittaker para o TechCrunch.

Desde o ataque, o site da empresa e grande parte de sua rede ficaram fora do ar, afetando diretamente serviços críticos, como o licenciamento de software e a capacidade de processar pedidos de clientes. No sábado, a empresa divulgou um comunicado breve afirmando que estava trabalhando para restaurar seus sistemas e retomar as operações.

Com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, a Ingram Micro atua como distribuidora de hardware e tecnologia para empresas em todo o mundo e oferece serviços gerenciados de TI, incluindo suporte a ambientes em nuvem, função essencial para pequenas e médias empresas que terceirizam suas áreas de tecnologia.

Leia também: Certisign reformula metodologia para ampliar tecnologia 

Grupo SafePay pode estar por trás do ataque, diz Bleeping Computer

Até o momento, nenhum grupo assumiu oficialmente a autoria do ataque. No entanto, o site Bleeping Computer reportou que o incidente teria sido causado pela gangue de ransomware conhecida como SafePay. É comum que grupos do tipo divulguem nomes de empresas atacadas ou trechos de dados roubados para pressionar o pagamento de resgates.

A interrupção dos serviços da Ingram Micro afeta principalmente o fornecimento de licenças de software, impedindo que clientes utilizem ou provisionem determinados produtos que dependem de sua infraestrutura.

Procurada, a porta-voz da empresa, Lisa Zwick, não respondeu aos pedidos de comentário até a publicação da reportagem pelo TechCrunch.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!