Instituto Itaqui realiza imersão transformadora com alunos da Ivey Business School

O Instituto Itaqui promoveu nesta semana uma jornada educacional com alunos de mestrado e doutorado da Ivey Business School at Western University. A imersão, que marca o primeiro programa internacional realizado pelo Instituto Itaqui, proporcionou reflexões sobre os temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade e será concluída nesta sexta-feira (13).
O grupo, composto por 12 alunos da instituição canadense, foi recebido no último domingo (8) no Distrito Itaqui, em Itapevi (SP). Gabriela Vicari, CEO do Instituto Itaqui, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou uma visão panorâmica sobre o Brasil, destacando o papel transformador do Itaqui nos pilares de tecnologia, educação e impacto socioambiental.
“Essa parceria é perfeita porque traz a visão do Norte Global, de países que já vêm abordando o tema da sustentabilidade há muito tempo, e os coloca em contato com problemas reais, com a cultura e a realidade do Sul das Américas”, afirma Gabriela. “Esse programa vai além da investigação e do trabalho em cima de estudos de caso, oferecendo também a vivência da cultura brasileira, com nossa realidade.”
“A parceria entre a Ivey Business School e o Instituto Itaqui abre um canal muito importante de comunicação entre o Brasil e a América do Norte, especialmente o Canadá, permitindo que possamos pensar em soluções juntos, cocriar, aprender novas formas de agir e gerar oportunidades, inclusive de negócios”, destaca Lara Liboni, professora da Ivey Business School.
Ao longo de seis dias, os participantes se conectaram com aprendizado prático, estudos de caso e trocas culturais. A imersão foi planejada para compartilhar a essência do Itaqui: conectar negócios de impacto ao futuro sustentável que queremos construir coletivamente.
Na abertura do programa, Sandro Paulino de Faria, biólogo e PhD, apresentou aos mestrandos e doutorandos a biodiversidade da Mata Atlântica, o bioma que acolhe o Itaqui. Durante sua apresentação, o pesquisador ressaltou a importância da preservação e da responsabilidade com o meio ambiente.
Também participaram da abertura Luis Fernando Laranja da Fonseca, PhD, fundador da Kaeté Investimentos e CEO da Caaporã Agrosilvopastoril, que compartilhou com o grupo sua jornada de transformação, da ciência à criação de negócios de impacto; e Fernando Alonso, diretor Comercial e de Produção do Grupo Bilbo, que apresentou o caso de sucesso do Açúcar Orgânico Native, referência global em produção sustentável.
Na terça-feira (10), o grupo realizou uma visita à Natura, empresa que opera a maior fábrica de cosméticos do Brasil. Durante o encontro, Renata Marques, CIO da Natura&Co, demonstrou como a organização combina tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), e a sustentabilidade em suas operações.
“Considero de extrema importância experiências como esta, que conectam o mundo acadêmico ao corporativo, permitindo que os alunos compreendam dilemas reais de negócios e explorem todo o seu potencial na resolução de problemas e na identificação de oportunidades”, afirma Renata. “Para as empresas, é igualmente enriquecedor, pois a curiosidade e as perguntas dos jovens nos estimulam a enxergar desafios por outras perspectivas criativas. Uma verdadeira mentoria cruzada.”
A programação do evento incluiu ainda uma imersão no espaço de Mata Atlântica preservada do Distrito Itaqui, visitas ao Parque Burle Marx e à SPTech School, escola de tecnologia e inovação em São Paulo, além de encontros enriquecedores com lideranças de organizações como a EY, Lemon Energia, Accenture, Iandé, Banestes DTVM, CI&T e IT Forum.
Nesta sexta-feira (13), o término do programa foi marcado por cerimônia de encerramento especial no Distrito Itaqui, que contou com a participação de Igor Soares, prefeito de Itapevi. Também estiveram presentes Adelson de Sousa, fundador do Itaqui, e Fabiana Falcone, CEO do Distrito Itaqui.
“Para mim, é motivo de muito orgulho o Instituto Itaqui estar aqui e ter feito uma revolução de forma tão rápida. Estamos falando de pouco mais de um ano e já vemos surgindo efeitos positivos”, disse Igor Soares. “O Itaqui representa uma perspectiva grande de futuro para Itapevi. Nós plantamos aqui uma semente de transformação muito grande na mentalidade e na cultura das pessoas. Esse é um projeto que tem como pilares a sustentabilidade, a educação em tecnologia, mas, sobretudo, o olhar para o crescimento do ser humano.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!