Intel anuncia recursos para acelerar desenvolvimento de ‘IA de borda’

A Intel anunciou na terça-feira (18) a lançamento do AI Edge Systems, do Edge AI Suites e do Open Edge Platform, ofertas que buscam acelerar a adoção de recursos de inteligência artificial nas “bordas”, ou seja, em dispositivos nas pontas das redes. A empresa promete que as três soluções simplificam e aceleram o uso de IA em implantações para setores como varejo, manufatura, cidades inteligentes, mídia e entretenimento.
Segundo a empresa americana, a IA de borda cresce em adoção pelas empresas, e cita um estudo do Gartner que prevê que, até o fim de 2025, 50% dos dados gerenciados pelas empresas serão processados fora dos data centers tradicionais ou da nuvem. Isso significa IA rodando direto em dispositivos de lojas, fábricas e unidades de saúde.
“Nossos clientes querem expandir o uso da IA em sua infraestrutura e fluxos de trabalho existentes na borda de uma forma que lhes permita atingir suas metas de custo total de propriedade, energia e desempenho”, explica Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral do Grupo de Computação de Borda da empresa.
A Intel diz ter “décadas de experiência na borda” e mais de 100 mil implementações no mundo todo com parceiros, muitos dos quais já usam IA atualmente dessa forma. A promessa é que as três soluções facilitem o gerenciamento e implementação da IA nesses dispositivos.
Intel AI
A empresa deu detalhes adicionais sobre as três soluções. O AI Edge Systems permite que fabricantes de equipamentos (OEMs) e de projetos originais (ODMs) usem projetos padronizados, benchmarks e ferramentas de verificação para casos do uso de IA de borda. A ideia é que esses recursos gerem produtos com as especificações necessárias para um bom desempenho da IA na borda.
Já os Edge AI Suites são kits de desenvolvimento de software (SDK) de IA abertos e específicos por setor, projetados para fornecedores independentes de software (ISVs), integradores de sistemas e criadores de soluções. Eles prometem facilitar a criação de soluções personalizadas de IA de borda para vários setores, e incluem aplicativos de referência com curadoria, código de amostra e benchmarks.
São quatro desses suítes disponíveis atualmente, específicas para varejo, manufatura, cidades inteligentes, e mídia e entretenimento.
Por último, a Open Edge Platform é uma plataforma modular e de código aberto para o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento de aplicativos de borda e IA em escala. ISVs, criadores de soluções e fornecedores de sistemas operacionais podem usar os kits de ferramentas para criar e integrar componentes de software com “mais eficiência e obter ganhos de desempenho com as mais recentes otimizações de software”.
O produto mira parceiros que queiram criar e implantar cargas de trabalho em contêineres em dispositivos de borda remota sem a necessidade de um truck roll. E também gerenciar implantações com recursos que incluem vPro/AMT.
Mais detalhes sobre os três produtos podem ser lidos nesse site.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!