Intel anuncia processador Intel Core Ultra 200 com mais de 300 recursos de IA
A Intel revelou as últimas inovações sobre seu mais novo processador para desktops, o Intel Core Ultra 200, codinome Arrow Lake, que será lançado em produtos ainda neste ano. O anúncio foi formalizado hoje (10/10) pela empresa e apresentado em primeira mão há alguns meses à imprensa mundial em Berlin*, na Alemanha, reforçando seu compromisso em fomentar o mercado de PCs. A grande novidade do chip está nos mais de 300 recursos de inteligência artificial (IA) e melhorias significativas em desempenho e eficiência energética.
Greg Boots, gerente de marketing de plataformas do Client Computing Group da Intel, destacou as principais características do Arrow Lake, incluindo suporte para Intel Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 integrado e o uso da tecnologia de embalagem 3D Foveros, considerada líder na indústria. A plataforma também conta com um sistema de gerenciamento de energia baseado em IA, que otimiza o desempenho em tempo real, além de 18 portas de execução e até 36 MB de cache L3 compartilhado.
O Arrow Lake é o primeiro processador da Intel voltado para entusiastas a contar com a Unidade de Processamento Neural (NPU) da empresa, que oferece até 13 TOPs (trilhões de operações por segundo).
Esta NPU de terceira geração promete desempenhar papel crucial em aplicações que exigem alto poder de processamento de IA. Além disso, o processador suporta streaming e compartilhamento de mídia em até 8K a 60 FPS, demonstrando o foco da Intel em oferecer a melhor experiência multimídia possível.
Intel Core Ultra 200: segurança e desempenho em foco
Além das melhorias em IA, o Arrow Lake traz integração com o Intel Killer para otimização de rede e uma abordagem de segurança com três motores de segurança de hardware embutidos. Isso garante proteção multilayer, desde o núcleo seguro até os dados.
Uma das principais promessas do Arrow Lake é a entrega de desempenho superior com menor consumo de energia. A Intel afirmou que o novo processador oferece até 30% de redução no consumo energético em comparação com as gerações anteriores, ao mesmo tempo em que aumenta em mais de 10% o desempenho multi-thread e duplica a performance gráfica.
A Intel também destacou que a arquitetura do Arrow Lake é otimizada para overclocking, permitindo controle refinado sobre frequências e gerenciamento de voltagem. O Arrow Lake estará disponível para os consumidores em desktops no final de 2024.
*A jornalista viajou a convite da Intel